Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10831

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Dayse Carvalho Araújo
Orientador TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Percepção Da Relevância Da Monitoria Acadêmica Na Formação: Relato De Experiência De Estudante De Enfermagem
Resumo INTRODUÇÃO: A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico oferecida por alunos que já passaram pela disciplina com o intuito de auxiliar os alunos matriculados a aprofundar os conteúdos e solucionar dúvidas sobre a matéria trabalhada em aula. É considerada uma das estratégias de metodologia ativa que contribui com o avanço do ensino, englobando os estudantes monitores, os estudantes participantes e os docentes, é eficaz na formação de vínculos, no desenvolvimento de experiencias pedagógicas com propósito de articular teoria e prática para o desenvolvimento de competências exigidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. OBJETIVO: relatar a experiência vivenciada por estudante do curso de graduação em Enfermagem na atuação de monitor nível I na Universidade Federal de Viçosa. MÉTODO: Os monitores da disciplina Parasitologia Humana (EFG 116) são alunos do curso de Enfermagem, selecionados pelo(s) professor(es) da disciplina. A atuação na monitoria que resultou no presente relato ocorreu no período de agosto de 2016 à junho de 2017 de forma voluntária, com cumprimento de carga horária de 12 horas semanais; e de setembro de 2017 à dezembro de 2017 com vigência de bolsa auxílio e cumprimento de carga horária de 12 horas semanais, dividindo-se em geral, em 4 horas de acompanhamento das aulas teóricas e práticas de laboratório, 3 horas de revisão de conteúdo teórico e 5 horas de monitoria, podendo ser remanejadas para outras atividades da disciplina de acordo com cronograma pré-definido. RESULTADOS: As atividades de monitoria acadêmica são uma ferramenta de extrema importância para os discentes, pois a partir dela ocorre o aprofundamento dos conhecimentos, e o desenvolvimento de habilidades práticas necessárias para auxiliar o professor em atividades ligadas ao processo pedagógico. Essa vivencia possibilita ao aluno ampliar os saberes abordados pela disciplina, bem como pode ser responsável por despertar interesse pela docência, e facultar a expansão de competências essenciais à área do ensino, visto que o monitor atua na perspectiva de professor: esclarecendo dúvidas, colaborando no planejamento e execução de atividades da disciplina. A partir do estabelecimento de relação dialógica entre aluno e monitor, ambos ressignificam o processo de ensino-aprendizagem, onde tornam-se sujeitos do processo, contribuindo gradativamente para o desenvolvimento da consciência crítica de ambos personagens. CONCLUSÃO: Metodologias ativas como a monitoria, são pontos de partida para promoção de discussão, reflexão, integração cognitiva, reelaboração de novas práticas, além de gerar oportunidades para que os discentes vivenciem experiencias diversas, tanto teóricas quanto práticas, proporciona formação de vínculo entre os alunos e integração das turmas, e aprofundamento nos conhecimentos que, torna-se primordial no processo de trabalho em enfermagem, para salvaguardar o indivíduo, o profissional, a família e a comunidade de danos decorrentes de imperícia.
Palavras-chave Monitoria, Parasitologia Humana, Ensino em enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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