ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Dayanne Mara dos Santos |
Orientador | EMERICH MICHEL DE SOUSA |
Outros membros | DANIELLE RODRIGUES DE MORAES |
Título | Conexão entre Arte e Química: Dança e geometria molecular dialogam para a construção do conhecimento transdisciplinar dos alunos da 1ª série do COLUNI |
Resumo | Este trabalho relata uma experiência de ensino com objetivo de exploração do corpo com inspiração na dinâmica da geometria molecular e foi realizado pelo professor de Química e estagiária da licenciatura em Dança com carga horária de 50 minutos em cada turma de 1ª série do ensino médio. Existe um consenso na literatura de que os alunos precisam desenvolver uma compreensão de modos diversos, em vez de dependerem de modos específicos para tópicos específicos, se quiserem desenvolver uma forte compreensão de conceitos de ciência e vários meios para sua representação (Prain & Waldrip, 2006). O ensino do tópico geometria molecular foi construído a partir do uso de múltiplos modos como o concreto – utilizando-se massa de modelar em laboratório de química, verbal – descrição das entidades em sala de aula, simbólico – com o uso de símbolos e fórmulas químicas em sala de aula e laboratório, visual – uso de modelos virtuais produzidos por softwares específicos e gestual – fazendo uso do corpo ou de suas partes para entender diferentes combinações e arranjos no espaço. O ensino de Arte se baseia nos eixos: produzir, apreciar e contextualizar, conduzindo os alunos ao desenvolvimento do pensamento individual e coletivo. A dança, uma das linguagens da Arte, pode instigar a descoberta de formas de expressão e comunicação não-verbal entre os alunos. Foram dadas explicações dos conceitos usados na Dança para o melhor entendimento e aproveitamento das atividades. A partir do aquecimento os alunos já foram estimulados a perceber o próprio corpo e o corpo do outro no espaço, posteriormente em duplas a comunicação sem o uso da fala e a experimentação de posturas e de “moldar” o outro corpo. A atividade principal foi desenvolvida a partir do uso de um jogo onde regras deveriam ser seguidas para se chegar a um objetivo visando o autoconhecimento e criatividade dos alunos. A estrutura da aula permitiu de maneira lúdica que os alunos construíssem conhecimento tanto corporal quanto associativo à matéria de geometria molecular. A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas (Strazzacappa, 2001). Ao final, o professor de Química teceu algumas considerações sobre as propostas trabalhadas na aula e relacionou aos conceitos da geometria molecular. |
Palavras-chave | Geometria molecular, Dança, Educação |
Forma de apresentação..... | Oral |