Resumo |
O Brasil é um país com grande representatividade mundial em produção de leite, um dos produtos mais importantes da produção agropecuária do país, contribuindo tanto na questão nutricional quanto na geração de renda. No entanto, ressalta-se a necessidade de profissionais da área da pecuária leiteira, tecnicamente qualificados e aptos a difundirem o conhecimento aos diversos grupos de produtores, de maneira clara, compreensível e compatível a cada realidade. Desta forma, o Grupo de Estudos de Pecuária Leiteira (GEPEL) colabora significativamente para o acréscimo de bagagem técnico-social na formação de estudantes de diferentes áreas que trabalham com a pecuária leiteira e que ativamente participam das reuniões. O objetivo deste estudo é explorar o interesse e a contribuição dos encontros do GEPEL na construção do conhecimento dos participantes de diferentes áreas. Trata-se de um estudo observacional participante, realizado no período de março a novembro de 2017, totalizando 13 encontros, sediados pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa. Utilizou-se para este estudo, informações obtidas através dos encontros quinzenais do grupo GEPEL, no qual foram apresentados e debatidos tópicos variados por profissionais liberais e do corpo docente da UFV. Realizou-se análise descritiva dos dados adquiridos ao longo da ocorrência das palestras. Participaram dos encontros que ocorreram no primeiro período de 2017 (março a junho) 74 pessoas, dentre estas: 43,2% (n=32) estudantes do curso de medicina veterinária, 36,5% (n=27) de zootecnia, 1,4% (n=1) de agronomia e 18,9% (n=14) público externo à UFV. Neste contexto, ressalta-se sobre o perfil dos participantes, maior participação de estudantes do curso de medicina veterinária, o que possivelmente pode estar relacionado aos temas abordados nas palestras. No segundo período de 2017 (agosto a novembro) verificou-se um número de participantes igual ao do primeiro período (n=74) participantes. Observou-se aumento da participação dos estudantes dos cursos de zootecnia e agronomia correspondendo a 40,5% (n=30) e 5,4% (n=4), respectivamente, além do público externo que totalizou 21,7% (n=16). Já em relação à participação do curso de medicina veterinária houve queda no número de participantes, totalizando 32,4% (n=24). Estes resultados demonstram a heterogeneidade dos cursos presentes nos encontros e a relevância da contribuição do grupo no cenário do ensino. Conclui-se que as temáticas abordadas no GEPEL traz a responsabilidade de transformar e disseminar o conhecimento técnico-científico para o público participante de todas as áreas. Além disso, nota-se a importância do GEPEL, fazendo com que os estudantes que têm interesse pela área de pecuária leiteira demonstrem interesse pelo grupo, consequentemente uma formação acadêmica mais enriquecedora. |