Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10800

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Camila Souza Dias
Orientador BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES
Outros membros ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Figurino Cênico: caminhos e estratégias para a criação
Resumo O figurino cênico é a composição formada pela vestimenta, maquiagem e acessórios para caracterização de um personagem, seu papel é de auxiliar a linguagem artística que está sendo construída. Para que um processo de criação de figurino coeso ocorra é necessário um estudo profundo que se debruce sobre os aspectos da obra. Deve-se levar em consideração características psicológicas, fases da vida, idade, classe social, época, cultura, lugar, clima, política na qual a obra se insere. Todo esse processo criativo constrói sobre o figurino signos e significados que criam e reforçam a identidade do trabalho artístico. A partir do disposto, observa-se a importância do figurino cênico dentro da composição, sendo o mesmo campo de estudo e investigação. Entretanto, nota-se que alguns cursos de graduação em artes não dão ao figurino um espaço de tamanha relevância, sendo o mesmo negligenciado na matriz curricular, abordando-o muitas vezes de maneira superficial. Com isso, este trabalho teve por objetivo investigar o conhecimento sobre figurino cênico dos alunos de graduação em Dança, bem como, averiguar suas percepções sobre a importância do mesmo como conteúdo específico dentro da matriz curricular. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de delineamento transversal realizado em maio de 2018 com a participação de 15 graduandos de ambos os sexos e de diferentes períodos do curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa. Foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado criado pelas pesquisadoras. Para apoiar a análise dos dados desta pesquisa, foi utilizado o software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), dentro do qual realizou-se a análise de similitude. Este software permite fazer diferentes processamentos e análises estatísticas de textos produzidos. É ancorado no software R e na linguagem de programação python. Ressalta-se que o uso do software não é um método de análise de dados, mas uma ferramenta para processá-los, portanto não descarta a interpretação do pesquisador que é essencial para o estudo. A percepção dos participantes foi estruturada através da identificação das ocorrências entre as palavras e as indicações da conexidade entre os termos usados. Observa-se a ocorrência de um leque semântico de palavras mais frequentes, que são: figurino, não, personagem, artista, obra, dança e curso. Pode-se concluir que os alunos de graduação em dança compreendem o figurino como um elemento importante para compor a obra artística, o mesmo é percebido como um campo de estudo e pesquisa. Os participantes ressaltaram a relevância do mesmo ser discutido dentro do Curso de graduação em Dança. Todavia, nota-se nas falas dos discentes a ausência de discussões, disciplinas e reflexões mais profundas sobre o desenvolvimento do mesmo durante o processo de formação.
Palavras-chave figurino cênico, graduação de dança, processo de criação
Forma de apresentação..... Painel
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