ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FAPEMIG |
Primeiro autor | Sínthia Luzia de Oliveira |
Orientador | GUSTAVO SOARES IORIO |
Título | Projetos Globais, contextos locais: Neoliberalismo e Educação em Viçosa-MG |
Resumo | Nos tempos recentes a educação tem sido alvo de críticas que sinalizam um diagnóstico de crise, e assim os projeto e políticas neoliberais se veem em um importante momento para se fazerem presentes e adentrarem o ambiente escolar. Diante desse cenário, a pesquisa buscou compreender como essas políticas neoliberais estão sendo implementas dentro das escolas públicas. O foco principal foi em duas escolas da cidade de Viçosa-MG, onde de acordo com os dados disponibilizados pelo site do Inep- ENEM 2015, a Escola Estadual Raul Leoni, situada na área periférica, apresentou a menor nota na classificação geral, e o Colégio de Aplicação Coluni-UFV, escola pública Federal situada no campus da UFV, apresentou o melhor rendimento. Durante a pesquisa, vários fatores foram observados, entre eles vale destacar o perfil das escolas, e consequente a atuação dos docentes e gestores escolas, bem como a realidade dos alunos e os investimentos financeiros em ambas as instituições. Ao analisarmos, percebemos um grande abismos entre a realidade de uma instituição em relação a outra, caracterizando dois modelos de ensino público. Por um lado, uma escola concebida essencialmente como um centro de acolhimento social, com uma forte retórica da cidadania e da participação, em que os alunos não tem muita perspectiva de futuro. Inclusive há um alto índice de evasão escolar a partir dos 15 anos de idade, ou seja, desistem dos estudos após concluírem o ensino fundamental. Por outro lado, uma escola claramente centrada na aprendizagem, nas tecnologias e principalmente na qualidade do ensino, formando jovens para seguirem carreira profissional e ingressarem no ensino superior. Portanto, as políticas neoliberais se manifestam de diferentes maneiras no espaço, e um dos focos do problema se concentra nas diferentes formas de investimentos financeiro, quando se tem outras maneiras para angariar recursos, a não ser única e exclusivamente o Estado, a escola se torna mais independente e autônoma nas decisões, diferente de quando a uma maior dependência de recursos governamentais, o que deixa a mesma à mercê das decisões políticas, “obrigando-a" a se adequar ás práticas e exigências neoliberais. |
Palavras-chave | Neoliberalismo, Educação, Estado. |
Forma de apresentação..... | Painel |