Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Sínthia Luzia de Oliveira
Orientador GUSTAVO SOARES IORIO
Título Projetos Globais, contextos locais: Neoliberalismo e Educação em Viçosa-MG
Resumo Nos tempos recentes a educação tem sido alvo de críticas que sinalizam um diagnóstico de crise, e assim os projeto e políticas neoliberais se veem em um importante momento para se fazerem presentes e adentrarem o ambiente escolar. Diante desse cenário, a pesquisa buscou compreender como essas políticas neoliberais estão sendo implementas dentro das escolas públicas. O foco principal foi em duas escolas da cidade de Viçosa-MG, onde de acordo com os dados disponibilizados pelo site do Inep- ENEM 2015, a Escola Estadual Raul Leoni, situada na área periférica, apresentou a menor nota na classificação geral, e o Colégio de Aplicação Coluni-UFV, escola pública Federal situada no campus da UFV, apresentou o melhor rendimento.
Durante a pesquisa, vários fatores foram observados, entre eles vale destacar o perfil das escolas, e consequente a atuação dos docentes e gestores escolas, bem como a realidade dos alunos e os investimentos financeiros em ambas as instituições. Ao analisarmos, percebemos um grande abismos entre a realidade de uma instituição em relação a outra, caracterizando dois modelos de ensino público. Por um lado, uma escola concebida essencialmente como um centro de acolhimento social, com uma forte retórica da cidadania e da participação, em que os alunos não tem muita perspectiva de futuro. Inclusive há um alto índice de evasão escolar a partir dos 15 anos de idade, ou seja, desistem dos estudos após concluírem o ensino fundamental. Por outro lado, uma escola claramente centrada na aprendizagem, nas tecnologias e principalmente na qualidade do ensino, formando jovens para seguirem carreira profissional e ingressarem no ensino superior.
Portanto, as políticas neoliberais se manifestam de diferentes maneiras no espaço, e um dos focos do problema se concentra nas diferentes formas de investimentos financeiro, quando se tem outras maneiras para angariar recursos, a não ser única e exclusivamente o Estado, a escola se torna mais independente e autônoma nas decisões, diferente de quando a uma maior dependência de recursos governamentais, o que deixa a mesma à mercê das decisões políticas, “obrigando-a" a se adequar ás práticas e exigências neoliberais.
Palavras-chave Neoliberalismo, Educação, Estado.
Forma de apresentação..... Painel
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