Resumo |
Introdução: A educação continuada (EC) é uma atividade que prioriza o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, aprimorando as habilidades, competências técnicas e visão crítica dos profissionais, buscando a melhoria da qualidade da assistência e segurança na realização da mesma, frente as mudanças técnicas e cientificas da atualidade. Diante disso, o curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolve um projeto de extensão, com a participação de docentes, discentes e profissionais de enfermagem, e tem como objetivo capacitar os profissionais de enfermagem visando a diminuição de erros na assistência de saúde, através de novas estratégias de aprendizagem e aprimoramento do conhecimento sobre procedimentos técnicos. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem da UFV acerca da realização de EC com profissionais de enfermagem de unidades hospitalares para a construção de competências na promoção de uma assistência de enfermagem de qualidade. Descrição das principais ações: As atividades de capacitação da equipe são realizadas através de ações de simulação realística, na qual são discutidas atividades referentes a realidade na qual estão inseridos, o que permite o aprimoramento das habilidades, com situações programadas e exposição dialogada na qual abordam situações clínicas. Tais estratégias permitem a discussão de cada caso apresentado e avaliação do desempenho e habilidades clínicas, possibilitando a construção de competências na prática clínica. As atividades são realizadas pelos discentes vinculados ao projeto e um professor, nos quais ambos conduzem as oficinas, permitindo uma troca de saberes com as três vertentes, profissional-discente-docente. Resultados alcançados até o momento: Com o desenvolvimento das atividades do projeto, pode-se observar a construção de conhecimentos dos profissionais através das atividades, permitindo tanto ao educando quanto ao discente que participa da educação continuada, o aprimoramento de seus saberes. Ao discente permite realizar uma articulação entre o conhecimento produzido na academia e os vivenciados pelos profissionais. A participação dos discentes possibilita-se o contato com a realidade social, agregando conhecimentos extracurriculares, nos quais são protagonistas do próprio saber produzido coletivamente, entre alunos e profissionais de enfermagem. Conclusões: Mediante o exposto é possível perceber a importância da realização da educação continuada tanto para quem a recebe, quanto para quem a realiza. No qual permite o empoderamento da equipe de enfermagem e dos estudantes do projeto durante a realização das ações, o que permite um processo de ensino/aprendizagem, através da busca do conhecimento para se transpor, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e saberes, demonstrando a importância para ambos, o que ajuda a construção de profissionais e estudantes com ideias práticas condizentes com a realidade e conhecimentos renovados. |