Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10748

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Camila de Souza Neves
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Anderson Moreira de Melo, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, Luanna Sarandy Souza Araújo, LUCIENE MUNIZ BRAGA, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Título A educação continuada com profissionais da equipe de enfermagem de unidades hospitalares da cidade de Viçosa-MG: experiência de ensino e aprendizagem na abordagem de ações de enfermagem
Resumo Introdução: A educação continuada (EC) é uma atividade que prioriza o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, aprimorando as habilidades, competências técnicas e visão crítica dos profissionais, buscando a melhoria da qualidade da assistência e segurança na realização da mesma, frente as mudanças técnicas e cientificas da atualidade. Diante disso, o curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desenvolve um projeto de extensão, com a participação de docentes, discentes e profissionais de enfermagem, e tem como objetivo capacitar os profissionais de enfermagem visando a diminuição de erros na assistência de saúde, através de novas estratégias de aprendizagem e aprimoramento do conhecimento sobre procedimentos técnicos. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de enfermagem da UFV acerca da realização de EC com profissionais de enfermagem de unidades hospitalares para a construção de competências na promoção de uma assistência de enfermagem de qualidade. Descrição das principais ações: As atividades de capacitação da equipe são realizadas através de ações de simulação realística, na qual são discutidas atividades referentes a realidade na qual estão inseridos, o que permite o aprimoramento das habilidades, com situações programadas e exposição dialogada na qual abordam situações clínicas. Tais estratégias permitem a discussão de cada caso apresentado e avaliação do desempenho e habilidades clínicas, possibilitando a construção de competências na prática clínica. As atividades são realizadas pelos discentes vinculados ao projeto e um professor, nos quais ambos conduzem as oficinas, permitindo uma troca de saberes com as três vertentes, profissional-discente-docente. Resultados alcançados até o momento: Com o desenvolvimento das atividades do projeto, pode-se observar a construção de conhecimentos dos profissionais através das atividades, permitindo tanto ao educando quanto ao discente que participa da educação continuada, o aprimoramento de seus saberes. Ao discente permite realizar uma articulação entre o conhecimento produzido na academia e os vivenciados pelos profissionais. A participação dos discentes possibilita-se o contato com a realidade social, agregando conhecimentos extracurriculares, nos quais são protagonistas do próprio saber produzido coletivamente, entre alunos e profissionais de enfermagem. Conclusões: Mediante o exposto é possível perceber a importância da realização da educação continuada tanto para quem a recebe, quanto para quem a realiza. No qual permite o empoderamento da equipe de enfermagem e dos estudantes do projeto durante a realização das ações, o que permite um processo de ensino/aprendizagem, através da busca do conhecimento para se transpor, proporcionando um ambiente de troca de conhecimentos e saberes, demonstrando a importância para ambos, o que ajuda a construção de profissionais e estudantes com ideias práticas condizentes com a realidade e conhecimentos renovados.
Palavras-chave Enfermagem, Educação continuada, Treino por simulação
Forma de apresentação..... Painel
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