Resumo |
Levando em consideração o papel da Educação Infantil para do desenvolvimento integral de crianças de zero a cinco anos de idade, se faz imprescindível entender e analisar quais são as experiências a serem propiciadas às crianças com intencionalidade, ao longo dos estágios de desenvolvimento cognitivo explicitados por Jean Piaget, um importante teórico para a área da educação. Assim, neste trabalho, pretendemos estudar especificamente o estágio Sensório Motor, que compreende em média o período de zero a dois anos de idade, entendendo quais ações são realmente construtivas para os bebês. Esse período do desenvolvimento, que se caracteriza pela inteligência sensorial e motora, é marcado por sua intensa interação com o meio, que deve permitir que os bebês criem e consolidem esquemas por meio dos movimentos realizados por ela e ainda pela sua percepção, que envolve os sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. Entendendo, portanto, os limites e possibilidades do estágio sensório-motor, bem como suas características e sua importância como base para construção dos estágios que se seguirão, o presente trabalho objetiva analisar crianças do estágio sensório motor estimuladas a partir de diversas experiências sensoriais capazes de serem percebidas por meio dos sentidos como coisas secas, molhadas, líquidas, sólidas etc. (tato); claro, escuro, colorido, formas etc. (visão); sons altos, baixos, de bichos, de vozes etc. (audição); diferentes aromas (olfato); diferentes gostos (paladar), entre tantas outras possibilidades. O intuito, portanto, será propiciar maiores oportunidades de entender como essas experiências, a partir de estímulos à percepção dos bebês, aliadas ao movimento, afetam de maneira significativa seu desenvolvimento, na busca de colaborar para a melhoria de práticas de cuidado aliados à educação das crianças. A abordagem será qualitativa, respaldadas em referencial bibliográfico, por meio de intervenção, observação, e aplicação de práticas que estimulem as crianças sensorialmente e discussões e análises acerca das aquisições construídas por elas. Nossa intenção será contribuir expressivamente para que as mesmas se desenvolvam integralmente e que possamos fazer relação entre teoria e prática. Acredita-se ainda que com esse trabalho seja possível fomentar o entendimento e a intencionalidade na elaboração, por parte dos professores, de atividades que respeitem e motivem os bebês na construção do conhecimento físico do mundo que os cerca. Desta forma, propiciar que os bebês possam seguir o curso de seu desenvolvimento de forma autônoma, e possibilitar que a partir do real possam construir o possível e o necessário na construção de seu conhecimento. |