Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10710

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Priscila Motta Rosado
Orientador LEONARDO CIVALE
Outros membros Cristiana Teixeira Silva, IRENE MARIA CARDOSO, Patricia Antonieta Vieira, PAULA DIAS BEVILACQUA
Título Da teoria à prática: multiplicando saberes na construção do Terreiro Cultural Valmir Pulga
Resumo A Universidade Federal de Viçosa ofereceu pela primeira vez no segundo semestre de 2017 a disciplina PRE-416 (Terreiros Culturais: Modernidade, Territórios e Paisagens Culturais). A PRE-416 foi criada por docentes de diversas áreas, caracterizando um grupo coordenador multidisciplinar. A disciplina teve o objetivo de promover uma discussão que pudesse alcançar um espaço fora da universidade. O qual foi escolhido de forma coletiva o Assentamento da reforma agrária Dênis Gonçalves, para uma formação dialógica entre teoria e prática e pela valorização dos saberes culturais lá existentes, embasadas nos princípios da agroecologia. Para alcançar o objetivo, houve a construção de um projeto junto à organização do Dênis Gonçalves, no intuito de conhecer a realidade, a agrosociobiodiversidade e suas produções artísticas culturais, bem como partilhar conhecimentos empíricos e ancestrais locais, que culminasse em um evento na comunidade para essa troca. A PRE-416 unificou, além dos docentes, 40 estudantes de diferentes cursos e parceiros para a realização do projeto, por meio de acordos democráticos para descentralização da construção metodológica das aulas e das atividades extraclasses. O acordo de divisão de tarefas foi fundamental, o qual deixou estabelecido com a turma que as atividades seriam planejadas a cada semana por um grupo diferente de estudantes orientado por um/a professor/a, ou seja, o tema, local do encontro e as metodologias seriam escolhidos por este grupo evitando sobrecarga entre professores e estudantes. Assim, parte das atividades aconteceu nos espaços da universidade e outras em visitas ao assentamento. As aulas na UFV aconteceram em salas e na área aberta do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef. No espaço acadêmico foram feitas místicas, apresentações teóricas, rodas de conversas, reuniões de equipes, apresentações culturais e contou com participação de professores/as convidados/as. Houve debates sobre agroecologia, educação no campo, paisagem cultural, segurança alimentar e soberania nutricional, feminismo, artes de rua, reforma agrária, racismo, contexto político, sistema capitalista, entre outros. Durante as visitas fomos às casas de moradores/as que participaram da organização e a espaços coletivos, como a escola rural e construções históricas. Como resultado da disciplina foi realizado o evento Terreiro Cultural Valmir Pulga no assentamento com diversos espaços; pedagógicos, políticos, de comercialização e culturais do local e da Zona da Mata; organizados por comissões de trabalho. Outro resultado foi o avanço na decisão participativa do processo avaliativo com envolvimento ativo dos/as estudantes por meio auto avaliação, que tiveram como critérios a presença, demandas assumidas, participação nas aulas e no evento, registro individual e ensaio teórico. Ao realizar a disciplina de forma participativa promoveu a emancipação, a criticidade, participação ativa, trabalho em equipe, compromisso, respeito e a práxis.
Palavras-chave Agroecologia, Terreiro Cultural, Práxis
Forma de apresentação..... Oral
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