Resumo |
Analisaremos criticamente a recontextualização de um evento social (o depoimento do ex-presidente Lula no caso do Tríplex) feita pelo post publicitário das Lojas Marisa. A maneira como ocorreu essa recontextualização e a forma pela qual as identidades de Lula e Marisa Letícia foram socialmente produzidas e articuladas no discurso do post das Lojas Marisa serão, então, objetos de análises de nosso trabalho. No dia 11 de maio de 2017, a rede de lojas Marisa publicou em sua página oficial do Facebook um post publicitário como estratégia de marketização na véspera do dia das mães, que apresenta o enunciado “Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”, o qual dialoga com o contexto sócio-político brasileiro naquele momento - a acusação do ex-presidente Lula realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e analisada durante a operação Lava Jato, em que se discute, entre outras coisas, a possível compra ilegal de um Tríplex localizado no Guarujá (SP), dado ao ex-presidente Lula como forma de propina. Desse modo, o enunciado publicitário supracitado trata-se de uma recontextualização do discurso presente no depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, no dia 10 de maio de 2017, um dia antes da circulação da publicidade nas redes sociais. Em seu depoimento, o ex-presidente Lula mencionou em diversos contextos o nome de Marisa Letícia. No entanto, ao ser recontextualizado por diferentes práticas sociodiscursivas, foi apenas ressaltado que Lula culpou sua esposa pela suposta compra do apartamento; discurso produzido com alto investimento ideológico que viralizou nas práticas sociais, se tornando, posteriormente, o post publicitário das lojas Marisa. Para análise de problemas sociais parcialmente discursivos, essa pesquisa apresenta como abordagem teórico-metodológica a Análise do Discurso Textualmente Orientada (ADTO) amparada por Fairclough (1992, 2003) e Chouliaraki&Fairclough (1999) e por discussões sobre performaces de aspectos de feminilidades tal como problematizadas por Butler (2010). Partimos então inicialmente da análise do enunciado “a culpa (não) é da” que não só performatiza feminilidades culpadas/ causadoras de problemas, mas também dialoga com outros enunciados pertencentes às lutas feministas que buscam empoderar e informar as mulheres sobre a violência e o assédio sexual feminino. Dessa forma, esta pesquisa objetiva lançar o olhar para a forma pela qual os corpos e os discursos de Dona Marisa Letícia, de Lula e suas ações são socialmente produzidas e representadas no gênero discursivo post publicitário. Tal análise nos permite observar como ocorre a circulação de construções discursivas hegemonicamente patriarcais sobre o que é ser mulher, e de como são os discursos sobre mulheres em contextos políticos. |