Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10705

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Hemiliayne Caetano de Amorim
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros MARCIO GOMES DA SILVA, Sara Abreu
Título Tecnologias Sociais e Agroecologia: análise das propostas metodológicas no ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza no Cursinho Popular Tecendo Sonhos de Espera Feliz.
Resumo O Cursinho Pré - ENEM Tecendo Sonhos de Espera Feliz – MG teve início em 2008 e encerrou suas atividades em 2016. Durante todos estes anos o Cursinho Popular Tecendo Sonhos trabalhou na perspectiva da Educação Popular e da Agroecologia. O Cursinho Popular de Espera Feliz, por nome de Tecendo Sonhos, não diferente dos demais cursinhos populares Brasil afora, se faz no bojo de lutas pelo acesso à educação superior. De forma especial aqui, do acesso dos povos do campo, filhas e filhos de Agricultores Familiares de Espera Feliz, Caiana, Caparaó e Alto Caparaó, de modo que tivessem acesso ao ensino superior através de um curso preparatório que não só atendesse as necessidades para aprovação no exame, mas que também compreendesse e trouxesse em si uma educação que coubesse aos filhos dos agricultores.
O Cursinho Popular Tecendo Sonhos surgiu através de uma parceria entre Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Espera Feliz em parceria com os o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata mineira; o Programa de Extensão Universitária TEIA; a UFV (Pibex); a Associação Intermunicipal Naturalista dos Terapeutas Populares de Espera Feliz (TERAVIDA); a Pastoral da Juventude Rural (PJR) e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz (COOFELIZ), além da parceria com diversos educadores que desenvolviam trabalhos voluntários.
A pesquisa visa investigar quais as metodologias adotadas em espaços educativos não formais do campo e como estas metodologias tem contribuído com o aprendizado significativo dos povos do campo. Pretende também resgatar sobre as tecnologias sociais de cunho agroecológico e analisar seu potencial para o ensino aprendizagem significativo dos conteúdos das Ciências da Natureza na Educação do Campo. A metodologia utilizada para coleta de dados serão: análise bibliográfica sobre os cursinhos populares; análise documental do Cursinho Popular Tecendo Sonhos de Espera Feliz e entrevistas semi-estruturadas com 3 grupos distintos: ex- organizadores, ex- educadores e ex-educandos deste Cursinho.
O estudo prevê a sistematização, divulgação e fortalecimento de propostas criativas para o ensino de Ciências da Natureza e da Agroecologia em espaços educativos não formais, visando colaborar com o aprendizado significativo e a compreensão sistêmica e integrada dos conteúdos, fortalecendo a Educação do Campo.
A pesquisa pretende gerar como produto 2 Cadernos Pedagógicos com temas e propostas de atividades que possam ser utilizadas por outros educadores em escolas do campo.
Palavras-chave Agroecologia, Ciências da Natureza, Cursinhos Populares
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.