Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10694

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laísa Medina Silva
Orientador BETHANIA DE ASSIS COSTA
Outros membros Priscila Daniele Ladeira
Título O brincar como eixo norteador da prática pedagógica: o cotidiano do Laboratório de Desenvolvimento Infantil
Resumo O presente relato visa apresentar o trabalho desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil-LDI, no qual o brincar é eixo norteador da prática pedagógica. O brincar na Educação Infantil é um direito da criança, resguardado e reconhecido por diversas legislações. O LDI é um espaço mantido pela Universidade Federal de Viçosa, vinculado ao Departamento de Economia Doméstica e atende nas modalidades de Creche (3 meses a 3 anos) e Pré-escola (4 a 5 anos), em regime parcial. Este trabalho justifica-se pela a importância do brincar no desenvolvimento integral da criança, ao possibilitar atividades significativas e contextualizadas, nas quais as crianças podem expressar-se livremente, analisar, comparar, resolver problemas, tomar decisões, construir regras e interpretar a realidade na qual está inserida. É por meio dos jogos e brincadeiras que a criança tem a oportunidade de descobrir o novo, aprender e de construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa. A proposta de trabalho tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criança de 3 meses a 5 anos de idade, proporcionando-lhes um ambiente adequado às suas necessidades e aos seus interesses, bem como possibilitar que as mesmas construam o seu conhecimento por meio de experiências lúdicas que contribuam para seu desenvolvimento integral, no que diz respeito aos aspectos físico motor, social, cognitivo, afetivo e moral. Para que os objetivos sejam alcançados, o laboratório apresenta enquanto metodologia de trabalho com a criança o desevolvimento de atividades lúdicas em um ambiente organizado em centros de interesse: área silenciosa; área de brinquedo manipulativo, área de ciências, área de brinquedo-dramático, área de artes, área de blocos e área externa. Como resultados podemos destacar que, diariamente, são desenvolvidas atividades lúdicas e brincadeiras que contemplam diversas áreas de conhecimento, como por exemplo, oralidade e escrita, matemática, artes plásticas, musicais e dramáticas, ciências sociais e naturais, corporeidade e movimento. Durante o ano letivo, além das atividades diárias são desenvolvidos projetos de ensino sobre diversas temáticas onde o brincar se faz presente em todas as etapas bem como excursões que possibilitam às crianças interagirem com o meio físico e social em diferentes espaços. É notório os resultados ao longo do ano, pois através desse trabalho evidencia-se um envolvimento muito grande das crianças com as atividades e com seus pares, sendo perceptível o diálogo/troca entre criança/criança e criança/adulto. Pode-se concluir que, ao proporcionar às crianças estas experiências lúdicas, elas aprendem e se desenvolvem, além disso, permite aos estudantes de graduação que passam pelo LDI, pensar em espaços institucionais de atendimento à criança que valorize o brincar enquanto cultura da infância, respeitando seus direitos.
Palavras-chave Brincadeira, Lúdico, infância
Forma de apresentação..... Painel
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