ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Humanas |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
MARIA APARECIDA DOS SANTOS |
Orientador |
BETHANIA DE ASSIS COSTA |
Outros membros |
Antoniella Matos Cordeiro, Rosana Maria da Silva Faria |
Título |
Projeto Conhecendo as Flores |
Resumo |
O presente trabalho refere-se a um projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI com crianças de 4 a 5 anos de idade. O público alvo foram vinte crianças entre quatro e cinco anos de idade da sala 4 do LDI atendidas no turno da tarde. A proposta em desenvolver o projeto “Conhecendo as Flores” justificou-se após observações de que a maioria das crianças estavam arrancando flores dos jardins para presentear as professoras. Esse fato tornou-se preocupante pois as crianças estavam arrancando qualquer tipo de flor e nem nós professoras tínhamos conhecimentos acerca de algumas delas. As flores com suas variadas cores, formas e perfumes despertam uma grande atração e curiosidade nas crianças e nas pessoas de forma geral. Diante disso, o objetivo do projeto foi ampliar os conhecimentos das crianças acerca de algumas flores, visando desenvolver nestas o cuidado, o respeito e a preservação do meio ambiente. Especificamente, objetivou-se conhecer a origem e as características de algumas flores tóxicas, ornamentais e carnívoras; propiciar oportunidades de acompanhamento do desenvolvimento de algumas flores, assim como promover o envolvimento das famílias. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de atividades lúdicas contemplando as múltiplas linguagens na educação infantil, registro fotográfico e escrito das atividades. Como resultado observamos que as crianças tiveram oportunidades de confrontarem suas hipóteses em relação a algumas flores. As crianças dessa sala sabiam da existência de algumas flores “perigosas" porque tinham espinhos, mas não sabiam da existência de flores tóxicas e de como estas poderiam afetar a saúde de cada uma; ampliaram os seus conhecimentos sobre flores ornamentais, tóxicas e carnívoras, o que contribuiu para que elas refletissem na hora de apanhar flores; acompanharam o desenvolvimento de algumas flores que foram plantadas por elas em um jardim construído na área externa da sala de aula. Vale ressaltar, que as famílias tiveram uma participação ativa durante o desenvolvimento do projeto. Podemos concluir que foi de grande valia pesquisar sobre as flores, pois os conhecimentos adquiridos foram importantes para as crianças identificarem e refletirem sobre quais flores podem ser colhidas. Espera-se que esse projeto possa ter despertado nas crianças o respeito e o cuidado com o meio ambiente favorecendo assim a sua preservação. |
Palavras-chave |
Educação infantil, lúdico, meio ambiente |
Forma de apresentação..... |
Painel |