Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10685

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor MARIA APARECIDA DOS SANTOS
Orientador BETHANIA DE ASSIS COSTA
Outros membros Antoniella Matos Cordeiro, Rosana Maria da Silva Faria
Título Projeto Conhecendo as Flores
Resumo O presente trabalho refere-se a um projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI com crianças de 4 a 5 anos de idade. O público alvo foram vinte crianças entre quatro e cinco anos de idade da sala 4 do LDI atendidas no turno da tarde. A proposta em desenvolver o projeto “Conhecendo as Flores” justificou-se após observações de que a maioria das crianças estavam arrancando flores dos jardins para presentear as professoras. Esse fato tornou-se preocupante pois as crianças estavam arrancando qualquer tipo de flor e nem nós professoras tínhamos conhecimentos acerca de algumas delas. As flores com suas variadas cores, formas e perfumes despertam uma grande atração e curiosidade nas crianças e nas pessoas de forma geral. Diante disso, o objetivo do projeto foi ampliar os conhecimentos das crianças acerca de algumas flores, visando desenvolver nestas o cuidado, o respeito e a preservação do meio ambiente. Especificamente, objetivou-se conhecer a origem e as características de algumas flores tóxicas, ornamentais e carnívoras; propiciar oportunidades de acompanhamento do desenvolvimento de algumas flores, assim como promover o envolvimento das famílias. A metodologia utilizada foi o desenvolvimento de atividades lúdicas contemplando as múltiplas linguagens na educação infantil, registro fotográfico e escrito das atividades. Como resultado observamos que as crianças tiveram oportunidades de confrontarem suas hipóteses em relação a algumas flores. As crianças dessa sala sabiam da existência de algumas flores “perigosas" porque tinham espinhos, mas não sabiam da existência de flores tóxicas e de como estas poderiam afetar a saúde de cada uma; ampliaram os seus conhecimentos sobre flores ornamentais, tóxicas e carnívoras, o que contribuiu para que elas refletissem na hora de apanhar flores; acompanharam o desenvolvimento de algumas flores que foram plantadas por elas em um jardim construído na área externa da sala de aula. Vale ressaltar, que as famílias tiveram uma participação ativa durante o desenvolvimento do projeto. Podemos concluir que foi de grande valia pesquisar sobre as flores, pois os conhecimentos adquiridos foram importantes para as crianças identificarem e refletirem sobre quais flores podem ser colhidas. Espera-se que esse projeto possa ter despertado nas crianças o respeito e o cuidado com o meio ambiente favorecendo assim a sua preservação.
Palavras-chave Educação infantil, lúdico, meio ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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