Resumo |
O descarte indevido de resíduos químicos contribui como uma das formas mais significativas da degradação ambiental. Os impactos negativos de tal prática variam desde a contaminação dos cursos d’água, podendo ocasionar diminuição do zooplâncton, até a contaminação dos seres humanos. De acordo com a Resolução nº 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), resíduo químico é todo material ou substância que oferece risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Assim, considerando os impactos negativos ocasionados pelo descarte indevido de resíduos gerados no laboratório de Química do CAp-COLUNI e tendo em vista a resolução supracitada, o presente trabalho visou coibir ou minimizar os danos ambientais através do tratamento e/ou gerenciamento dos resíduos químicos gerados nas aulas práticas de Química. Em consonância com tal objetivo, observou-se uma oportunidade de ensino e aprendizagem que interligou a teoria vista em sala de aula com a prática laboratorial. Nesse sentido, realizaram-se processos, escolhidos de acordo com os resíduos a serem tratados, como filtração simples e a vácuo, decantação, neutralização, oxirredução, precipitação, entre outros. Concomitante aos processos de tratamento e gerenciamento dos resíduos gerados foi realizado testes de toxicidade através de bioindicador. Nesse sentido, o bioindicador escolhido foi sementes de Lactuca sativa (alface manteiga) devido: i) baixo custo; ii) curto período de resultados: iii) precisão dos resultados. Atendendo a um padrão experimental, utilizaram-se, sempre, as mesmas condições iniciais e instrumentais de análise. Nestes testes foi observado um efeito quantitativo relativo à taxa de germinação, sendo esta comparada à do grupo controle que apresentou taxa de germinação maior ou igual a 90% (18 das 20 sementes cultivadas por experimento). Como efeito qualitativo comparou-se o comprimento médio das raízes em relação ao do grupo controle. De acordo com os resultados obtidos nos testes de toxicidade realizados com os resíduos antes e após o tratamento, obteve-se uma classificação destes em uma faixa de toxicidade sendo, posteriormente, divididos em: i) pouco tóxicos, ii) tóxicos iii) muito tóxicos. O enfoque destes testes foi constatar os impactos causados pelos resíduos, antes e após o tratamento proposto, sendo os resultados utilizados como parâmetro para certificação da eficiência dos procedimentos propostos no tratamento de cada resíduo. Conclui-se que grande parte dos resíduos gerados nas aulas práticas de Química, quando devidamente gerenciados e/ou tratados geram produtos que podem ser reutilizados, reduzindo os impactos ambientais, assim como também os custos. Tendo como base a responsabilidade ecológica centrada na preservação do ambiente, esse estudo viabilizou, de forma prática e didática, a compreensão e aplicação dos conceitos e fórmulas químicas, relacionando-os a eventos e problemas cotidianos. |