Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10679

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor José Geraldo da Silva
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título A importância da libras como segunda língua (L2) na formação da identidade docente
Resumo O presente trabalho pretende abordar a temática da importância da Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS) na formação da identidade do professor de Libras. Com este estudo espera-se conhecer e entender melhor a interação em sala de aula sob uma perspectiva identitária. Considerando a concepção de identidade de Stuart Hall (2006) e a concepção performativa do corpo e discurso de Judith Butler (1993), entende-se que o docente é um elo precioso para o processo educacional e a utilização da Libras como segunda língua de forma ativa para realizar a comunicação e a construção de significados voltados para o ensino e aprendizagem. Assim sendo, é de extrema importância compreender esse processo de formação, assim como entender o próprio docente em uma concepção ontológica, para que ciente do seu papel, o profissional de ensino de L2 possa ser um agente que, segundo Pessoa (2011), desfaça contextos de opressão que afeta a existência de determinadas comunidades linguísticas em processo de aprendizagem. A identidade deste professor, em confrontos diários entre modernidade e pós- modernidade, é uma gama de atravessamentos como cultura, religião, língua(s), formação, crenças, emoções e outros vetores resultantes da globalização. Daí, surgem alguns questionamentos: Quem é este profissional? Quais performance esperamos deste mestre que forma outros profissionais? Em que medida a estrutura de ensino afeta a identidade do docente? E quais discursos devem atravessá-lo para que ele seja uma referência positiva para a comunidade linguística que o rodeia? A metodologia deste trabalho está reservada ao estudo de um grupo focal de professores de Libras de uma universidade federal da zona da mata mineira e, também, à realização e análise de suas narrativas escritas sobre concepções identitárias relacionadas à formação docente. Espera-se que este trabalho seja um suporte para que os sujeitos envolvidos no ambiente de ensino conheçam melhor o(s) perfil(s) do docente de língua e como a língua, seu objeto de estudo, afeta a sua identidade e suas performances.
Palavras-chave formação, identidade, docente
Forma de apresentação..... Oral
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