Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10678

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Eduarda Lopes Ferreira
Orientador PAULA DIAS BEVILACQUA
Outros membros RODRIGO ALVES BARROS
Título Caminhos percorridos na formação de profissionais de Medicina Veterinária na UFV
Resumo As Instituições de Ensino Superior (IES) surgem no Brasil com orientação profissional elitista e para manutenção dos privilégios de pequena parcela da população do país. Tal cenário ainda é preponderante e, associado a isso, alguns cursos vão se conformando e estabelecendo como de maior prestígio por oferecerem melhores remunerações e/ou pelo reconhecimento social em função do título. A veterinária pode ser considerada um curso de prestígio e está associada com duas áreas que carregam fortes traços elitistas, a saúde e a agrária, o que por sua vez determina as vivências dos estudantes em seus percursos formativos e influencia suas escolhas profissionais. Essa pesquisa procurou refletir sobre a formação profissional em medicina veterinária a partir dos caminhos percorridos pelos estudantes durante a graduação, suas experiências prévias e escolhas profissionais. Foram realizadas entrevistas individuais (30) e grupos focais (5) com estudantes onde foram tratados os temas: interesse pelo curso e instituição, escolha profissional (inicial e atual), vivências nas atividades curriculares e extracurriculares. Os dados estão sendo sistematizados e tratados pela análise de conteúdo. Dentre os entrevistados, a maioria era de pessoas brancas (43%), mulheres (73%), com renda familiar abaixo de quatro salários mínimos (53%), que cursaram a maior parte do ensino básico em escola pública (53%) e acessaram o curso de graduação através das diversas modalidades de cotas (43%). Em relação às áreas de atuação pretendidas pelas/os estudantes, destacam-se: manejo e conversação de animais silvestres, clínica e cirurgia de pequenos, produção animal e clínica e cirurgia de equinos. A análise preliminar dos relatos das entrevistas vem apontando que os/as graduandos/as identificam os docentes mais como pesquisadores do que como educadores, visto que os próprios docentes priorizam a pesquisa em suas atividades acadêmicas. As vivências dos graduandos/as são marcadas por insatisfações, por exemplo, na relação discente-docente, fortemente hierarquizada e que reproduz opressões de gênero, raça, classe e orientação sexual. É unânime o sentimento de insatisfação também em relação ao modelo adotado de ensino-aprendizagem que marcadamente prioriza os aspectos teóricos do currículo e a falta de aparato metodológico que permita um processo de aprendizagem significativa por parte da/o estudante. Tanto a relação docente-discente, quanto modelo tradicional de ensino-aprendizagem, caracterizam a já bem conhecida educação bancária, debatida por Paulo Freire, implicando em uma formação profissional tecnicista e que se distancia de uma concepção de universidade como espaço de formação de sujeitos sensíveis às diferentes realidades sociais e comprometidos com a redução das desigualdades.
Palavras-chave elitização, ensino-aprendizagem, graduação.
Forma de apresentação..... Oral
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