Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10673

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Glauco Luis do Nascimento Martins
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Alice Cristina de Sampaio e Silva, Bruna de Souza Vieira, Carine Medeiros Augusto, Italo de Andrade Bianchini, JULIANA FARIAS DE NOVAES, Leticia Freitas Borges, Luciana Figueiredo dos Santos, TIAGO ANTONIO DE OLIVEIRA MENDES
Título PET Fazendo Ciência: Educação em saúde e nutrição
Resumo A universidade é um ambiente extremamente rico, onde o conhecimento científico é produzido. Assim, disponibilizar esse conhecimento para o maior número possível de pessoas é, possivelmente, o papel mais importante das instituições superiores de ensino. Neste sentido, o projeto PET Fazendo Ciência, organizado pelo Programa de Educação Tutorial dos cursos de Ciências Biológicas, Bioquímica e Nutrição tem como objetivo promover atividades educativas para e com alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Viçosa, com a finalidade de estimular a sua curiosidade e aproximá-los do meio científico. Assim sendo, o presente trabalho descreve uma série de atividades promovidas durante um Curso de Férias sobre o tema: “Educação em saúde e nutrição”. No primeiro dia as atividades realizadas estavam principalmente ligadas à microbiologia. Os alunos estriaram bactérias presentes em leite fermentado em placas contendo meio seletivo, além de inocular as mesmas bactérias em leite para observação do processo de fermentação. Na sequência, os alunos puderam visualizar e compreender o processo de fermentação, através do preparo de massas contendo fermento biológico e fermento químico. Eles também mediram o pH de vários alimentos consumidos frequentemente e compreenderam o impacto da elevada acidez ou basicidade dos alimentos na saúde. No segundo dia foram analisadas lâminas contendo bactérias gram positivas e negativas, além de observar o produto a fermentação das bactérias inoculadas no leite na atividade anterior. No terceiro dia, os estudantes avaliaram a composição de produtos industrializados através de uma dinâmica. Foram mostrados alimentos industrializados (biscoito recheado, macarrão instantâneo, refrigerantes etc.) e os participantes deveriam mensurar a quantidade real dos ingredientes (sal, óleo, açúcar) presentes em cada um deles dentre as opções disponíveis em recipientes nas bancadas. O objetivo da prática foi discutir as implicações do consumo dos alimentos mencionados levando-se em conta as recomendações nutricionais diárias. Em seguida, foram aferidas as medidas corporais e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes e discutido a relação entre tais medidas e o estilo de vida saudável. No penúltimo dia, para demonstrar que a possibilidade de consumir alimentos saudáveis e saborosos, os alunos prepararam e degustaram sorbets de diferentes sabores. Eles prepararam também sorvete de inhame, que foi degustado no último dia do curso. No último dia, para o fechamento das atividades, foi promovida uma gincana com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo da semana e promover uma confraternização entre os envolvidos no projeto. De acordo com a avaliação das atividades, os participantes gostaram do projeto, gostariam de participar de outras atividades semelhantes, de conhecer outros espaços da UFV e que a atividade se repetisse mais vezes. Conclui-se, portanto, que os objetivos form alcançados.
Palavras-chave Nutrição, PET, Ciência
Forma de apresentação..... Painel
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