Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10672

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luma Nunes Camilo
Orientador MARCELLA FERRONI GOUVEIA
Outros membros Ana Izabela Barbosa da Silva, CAMILA MENDES DOS PASSOS, Lais Soares Santos, Tayse Brandão Carneiro
Título Dialogando de forma lúdica na escola sobre classificação de risco para contrair HIV/AIDS: relato de experiência
Resumo Defendida pelo Ministério da Saúde através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na escola é extremamente necessária e importante, visto que a mesma é responsável pela promoção da saúde de pré-escolares a estudantes do ensino médio. Porém o tema ainda é pouco abordado, uma vez que há um despreparo dos docentes e falta de comunicação dos mesmos com seus alunos para realizar determinada abordagem. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), na América Latina, havia 1,8 milhão de pessoas vivendo com HIV no ano de 2016. Diante disso, as práticas educativas devem estar voltadas a dar oportunidade aos indivíduos de conhecerem sobre seu corpo, saber sobre as infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Assim sendo, a atividade lúdica é um elemento facilitador e que dá suporte a prática educativo-pedagoga, pois torna a abordagem sobre sexualidade descomplicada e envolve mais os discentes. O objetivo proposto é relatar a experiência de discentes de enfermagem na realização de uma oficina dialogada de forma lúdica sobre a HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobrea atuação do projeto APPAS (Ações de Promoção e Prevenção à Saúde do Adolescente) composto por alunos de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, sobre a realização de um diálogo com técnicas lúdicas, com a turma do terceiro ano do ensino médio, contando com a participação de 25 adolescentes, ocorrido em julho de 2018, numa escola pública do município de Viçosa – MG. Inicialmente foram colocadas placas nas costas dos alunos contendo frases como “beijo de língua”, “abraço”, “reutilização do preservativo”, “beijo no rosto”, “sexo com preservativo”, dentre outras. No quadro foram feitas três colunas com os dizeres “baixo risco”, “médio risco” e “alto risco”. A cada vez era escolhido um aluno e este tinha que apontar um de seus colegas que representaria uns dos riscos e, posteriormente, as respostas eram discutidas entre todos. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos presentes possuíam conhecimento sobre a HIV/AIDS e formas de prevenção e transmissão da doença e conseguiram classificar as frases de acordo com o risco de cada. Deste modo, conclui-se que a escola é um ambiente fundamental para as atividades lúdicas sobre sexualidade e tem um papel importante nas estratégias de educação em saúde. Além disso, a atividade lúdica é uma estratégica maneira de estímulo e diversão, possibilitando uma facilidade na aprendizagem e consciência sobre a HIV/AIDS e suas formas de transmissão e prevenção.
Palavras-chave Educação em Saúde, Sexualidade, Atividade Lúdica
Forma de apresentação..... Painel
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