| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Ciências Humanas |
| Setor | Departamento de Educação |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Rosângela Procópio Arthur |
| Orientador | FABRICIO VASSALLI ZANELLI |
| Outros membros | Higor Patrocinio Marques |
| Título | Contribuições do Projeto Profissional do Jovem para os educandos e educadores da Escola Família Agrícola de Castelo, ES |
| Resumo | A presente pesquisa aborda a experiência do desenvolvimento do instrumento pedagógico, Projeto Profissional do Jovem (PPJ), na Escola Família Agrícola (EFA) de Castelo e suas implicações no processo de formação por alternância. A alternância pedagógica promove uma articulação entre tempos e espaços que possibilitam a interação entre jovem-família-comunidade-escola. Essa interação é operacionalizada por meio dos instrumentos pedagógicos que orientam os processos formativos na alternância. O objetivo geral dessa pesquisa, é analisar o PPJ e suas contribuições para os educandos e educadores da EFA Castelo. Como objetivos específicos destacamos: compreender as percepções dos sujeitos envolvidos acerca do PPJ, sistematizar a elaboração dos PPJ’s desenvolvidos pelos jovens da EFA Castelo, assim como analisar as potencialidades e desafios encontrados nessa experiência. O público dessa pesquisa serão os educandos e os educadores desta escola. As ações desenvolvidas até o momento incluem o diálogo com a escola sobre a realização deste estudo na instituição, uma revisão de literatura sobre o histórico das EFA’s e Pedagogia da Alternância dentro da concepção de Educação do Campo. As metodologias adotadas possuem abordagem qualitativa, inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre Educação do Campo e PPJ. A segunda etapa consistirá na análise documental sobre esse instrumento pedagógico. Após isso, está planejado o desenvolvimento da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com educandos e os educadores responsáveis pelo PPJ na escola e o círculo de cultura. A última etapa se configurará na organização, sistematização e análise dos dados na perspectiva da análise de conteúdos. Os resultados parciais alcançados se baseiam na revisão de literatura e análise documental. As metodologias adotadas possuem abordagem qualitativa, com realização de pesquisa bibliográfica a análise documental. Compõe a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e círculo de cultura. A análise dos dados consiste na perspectiva da análise de conteúdos. Os resultados preliminares dessa pesquisa possibilitam algumas reflexões sobre o processo de efetivação desse instrumento pedagógico nos espaços educativos que os sujeitos vivenciam. Dessa forma permite evidenciar a importância do PPJ na formação por alternância, devido sua capacidade de articular o conhecimento científico sobre a elaboração de projetos com o contexto social e de trabalho na agricultura familiar em que os jovens se inserem. Esta prática converge com aquilo que as teorias progressistas da educação propõem: problematização da própria realidade como um elemento fundamental para sua transformação. |
| Palavras-chave | Projeto Profissional do Jovem, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo |
| Forma de apresentação..... | Oral |