Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10669

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rosângela Procópio Arthur
Orientador FABRICIO VASSALLI ZANELLI
Outros membros Higor Patrocinio Marques
Título Contribuições do Projeto Profissional do Jovem para os educandos e educadores da Escola Família Agrícola de Castelo, ES
Resumo A presente pesquisa aborda a experiência do desenvolvimento do instrumento pedagógico, Projeto Profissional do Jovem (PPJ), na Escola Família Agrícola (EFA) de Castelo e suas implicações no processo de formação por alternância. A alternância pedagógica promove uma articulação entre tempos e espaços que possibilitam a interação entre jovem-família-comunidade-escola. Essa interação é operacionalizada por meio dos instrumentos pedagógicos que orientam os processos formativos na alternância. O objetivo geral dessa pesquisa, é analisar o PPJ e suas contribuições para os educandos e educadores da EFA Castelo. Como objetivos específicos destacamos: compreender as percepções dos sujeitos envolvidos acerca do PPJ, sistematizar a elaboração dos PPJ’s desenvolvidos pelos jovens da EFA Castelo, assim como analisar as potencialidades e desafios encontrados nessa experiência. O público dessa pesquisa serão os educandos e os educadores desta escola. As ações desenvolvidas até o momento incluem o diálogo com a escola sobre a realização deste estudo na instituição, uma revisão de literatura sobre o histórico das EFA’s e Pedagogia da Alternância dentro da concepção de Educação do Campo. As metodologias adotadas possuem abordagem qualitativa, inicialmente foi realizada a pesquisa bibliográfica sobre Educação do Campo e PPJ. A segunda etapa consistirá na análise documental sobre esse instrumento pedagógico. Após isso, está planejado o desenvolvimento da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com educandos e os educadores responsáveis pelo PPJ na escola e o círculo de cultura. A última etapa se configurará na organização, sistematização e análise dos dados na perspectiva da análise de conteúdos. Os resultados parciais alcançados se baseiam na revisão de literatura e análise documental. As metodologias adotadas possuem abordagem qualitativa, com realização de pesquisa bibliográfica a análise documental. Compõe a coleta de dados entrevistas semiestruturadas e círculo de cultura. A análise dos dados consiste na perspectiva da análise de conteúdos. Os resultados preliminares dessa pesquisa possibilitam algumas reflexões sobre o processo de efetivação desse instrumento pedagógico nos espaços educativos que os sujeitos vivenciam. Dessa forma permite evidenciar a importância do PPJ na formação por alternância, devido sua capacidade de articular o conhecimento científico sobre a elaboração de projetos com o contexto social e de trabalho na agricultura familiar em que os jovens se inserem. Esta prática converge com aquilo que as teorias progressistas da educação propõem: problematização da própria realidade como um elemento fundamental para sua transformação.
Palavras-chave Projeto Profissional do Jovem, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,63 segundos.