Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10664

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jonas Rodrigues Caetano
Orientador EDGARD LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Título Educação e lazer na roda da cultura: relevando o saber popular e contribuindo para a educação no município de Viçosa
Resumo O trabalho de extensão desenvolvido usa a capoeira como prática pedagógica, exercido na escola pública Colônia Vaz de Mello localizada em Barrinha. A escola é frequentada por crianças com baixas condições sócio – econômicas. São ministradas aulas de Capoeira, com base no Método Brincadeira de Angola, para turmas do primeiro ano ao quinto ano do Ensino Fundamental. Tem o intuito de construir com as crianças os conhecimentos que envolvem a Capoeira, sua prática, costumes e fundamentos, e sua história que é de grande valor para a educação no nosso país. Propõe dar acessibilidade parar a prática da Capoeira aos estudantes da Colônia Vaz de Mello, e também possibilitar que compreendam sua história, ancestralidade, tradições populares e manifestações culturais. Busca, assim, mostrar a importância da Capoeira como ferramenta de inclusão social e parte da construção de uma identidade cultural brasileira. De maneira secundária, propicia o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. As aulas ocorrem duas vezes na semana, atendendo a 4 turmas diferentes, além das aulas ministradas na escola, o bolsista observa e auxilia nas aulas de Capoeira do professor Tommy no Departamento de Artes e Humanidade. É organizada ao menos uma vez no período uma manhã de interação entre as diferentes turmas infantis da Escola de Capoeira Senzala de Viçosa, com brincadeiras e lanche coletivo. Sobre as turmas que estão tendo aula, apenas uma não era incluída ainda nas aulas de Capoeira no ano de 2017, essa turma apresenta execução de alguns movimentos básicos, e conheceram algumas músicas. As outras crianças mais de maior faixa etária, mostram entender um pouco da dinâmica da Roda de Capoeira, conhecem diversas músicas, tem as fases do desenvolvimento motor alcançadas, se relacionam bem mais ainda com poucas dificuldades, tem um repertório de movimentos e estão familiarizados com as brincadeiras, aspectos como a lateralidade estão em progresso mas ainda não se mostram significativos. Dessa forma, observa – se que o desenvolvimento do trabalho da Capoeira Infantil se faz importante e significativo para a vida das crianças e do professor, que desenvolveram uma boa relação entre si e acumulam uma experiência de grande proveito. Contribui a formação do professor e dos estudantes como cidadãos.
Palavras-chave capoeira, escola, ensino
Forma de apresentação..... Painel
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