Resumo |
O século XXI é marcado pela legitimação das especificidades culturais e linguísticas que envolvem as pessoas surdas e sua língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Isso se deve ao fato da mobilização desse grupo minoritário em prol da reivindicação de seus direitos, do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e do aporte legal, que promove uma série de impactos no sistema educacional. A partir destas políticas linguísticas voltadas para a educação de Surdos, abriu-se espaço para a Libras em ambientes acadêmicos, com a criação de cursos de Letras/Libras e o aumento de Surdos frequentando a educação formal, ressaltamos aqui, em especial, no ensino superior (GEDIEL, 2010). A Universidade Federal de Viçosa (UFV), por ter estudantes Surdos matriculados no ensino superior, é um ambiente favorável para a pesquisa e para a implementação de iniciativas e de experiências didáticas e metodológicas envolvendo a Libras. Nesse contexto, a presente pesquisa verificou as potencialidades e os desafios que o uso das TICs têm gerado no âmbito do ensino e aprendizagem, a partir do Dicionário Bilíngue online Libras/Português que vem sendo elaborado pelo projeto Inovar Mais. Assim, esta pesquisa investigou a viabilidade da utilização do Dicionário na UFV junto aos estudantes Surdos desta instituição e também de um estudante Surdo de uma escola Estadual da cidade de Viçosa-MG. A fim de averiguar a usabilidade do Dicionário e a assimilação do seu layout pelo usuário, utilizamos a experimentação fase-teste analisando a Interação Humano Computador (IHC) (BARANAUSKAS, 2003), combinada à etnografia e à observação participante. Entendemos que os testes contribuíram significativamente para o planejamento do aprimoramento do protótipo e possibilitará a efetivação do uso desta tecnologia em sala de aula, possivelmente ultrapassando as fronteiras da UFV, podendo ser implementada também em escolas de ensino regular, que necessitem deste tipo de tecnologia assistiva. Esperamos que os resultados deste estudo colaborem para a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem e auxiliem na promoção de um ensino de qualidade e inclusivo. Propomos também que o diagnóstico produzido por essa pesquisa possa ser ponto de partida para novas intervenções. |