Resumo |
O Programa de Esportes e lazer na UFV - PELU, desenvolvido pra Divisão de Esportes e Lazer – DLZ da Universidade Federal de Viçosa, tem por finalidade democratizar o lazer e o esporte recreativo, valorizar e fortalecer a cultura local na apropriação do direito ao lazer e ao esporte recreativo, promover a ressignificação e a qualificação de espaços e equipamentos da UFV, a fim de promover a prática entre a comunidade acadêmica e viçosense, O presente resumo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação dos monitores realizada pelos próprios beneficiados pelo programa. Foi aplicado um questionário online (plataforma google) para que se evitasse influência na avaliação próxima aos monitores. Ao todo, tivemos 201 respostas. Em relação ao vínculo dos beneficiados, 78,5% foram de estudantes de graduação, 11,7% eram pós-graduandos, 5,6% funcionários da UFV, 0,9% professores da UFV e 3,3% comunidade viçosense. Entre as respostas, e suas respectivas modalidades, as mais avaliadas foram, treinamento funcional (22,88%), natação (21,39%) e voleibol (19,4%). Quando questionados sobre a avaliação das aulas, 58,9% avaliaram como excelente. Na avaliação do monitor, 72,4% os avaliaram como excelente, e apenas 1,4% avaliou como ruim. Sobre a indicação do PELU para algum amigo 99,5% indicaria o programa. 98,5% das respostas relataram que continuariam no programa no próximo semestre, o que significa que a maioria dos participantes estão satisfeitos ou gostaram no geral. Ao final do formulário solicitamos sugestões para o programa a fim de melhorar nossa oferta de atividades e saber a opinião de quem participa, como forma de feedback, tivemos como respostas: o pedido de mais ofertas de modalidades; maior divulgação do programa; melhorias na estrutura física na piscina das aulas de natação, devido à falta de aquecimento da água, segurança e estrutira de banheiros; maior tempo de aulas; divisão das turmas por nível de conhecimento e experiência nas modalidades de tênis, vôlei e natação; as atividades já se iniciarem no começo do período (pois em 2018 começaram em abril); uso de outras metodologias para um melhor aprendizado; alternativas para aulas em dias chuvosos; maior número de eventos, como campeonatos e torneios; e, poderem participar de mais de uma modalidade (pois restringimos a participação em uma modalidade por aluno). Nesse tópico de sugestões também houveram reclamações sobre pontualidade dos monitores e compromisso, mas houve também muitos elogios para alguns, os pedindo para mantê-los nos próximos semestres. A partir desses resultados da avaliação buscaremos melhorar nossa oferta para atender aos objetivos do lazer e do esporte de recreação e participação. |