Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10640

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nágela Silveira Fialho
Orientador SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRA
Outros membros Ivy Silva Costa
Título Análise de políticas públicas de acesso ao ensino superior de instituições privadas: O PROUNI e o FIES
Resumo A educação é uma área relevante para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural de um país, principalmente o ensino superior, que busca preparar o indivíduo para o exercício de uma profissão e estimular o pensamento reflexivo e o conhecimento. No Brasil, a educação superior têm apresentado avanços significativos desde o início do século XXI com a criação de políticas públicas que incentivam o acesso de pessoas de baixa renda a instituições privadas por meio de bolsa e/ou financiamento. Devido ao exposto, estudar o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI) é relevante e viável, pois são políticas públicas educacionais que buscam democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil. Assim, o presente estudo teve como objetivo compreender o FIES e o PROUNI e analisar os investimentos realizados pelo Governo Federal nestes programas. Utilizou-se da abordagem qualitativa e quantitativa e de dados secundários para o alcance do objetivo proposto. As legislações, os documentos oficiais e os normativos sobre o FIES e o PROUNI foram examinados através da análise documental. Já para a avaliação dos dados objetivos, calculou-se o custo unitário por programa, desde sua criação até o ano de 2016, e fez-se uma regressão múltipla para cada programa. Verificou-se que a região sudeste é a que possui o maior número de contratos FIES e o maior número de bolsas PROUNI. Identificou-se que há uma disparidade entre os valores mínimos e máximos de contratos (FIES) e bolsas (PROUNI) entre as regiões brasileiras, o que confirmou a heterogeneidade e a desigualdade existente entre elas. Ressalta-se que a partir do ano de 2010 o número de contratos do FIES aumentou de forma considerável em decorrência das mudanças estabelecidas na legislação. Quanto ao custo unitário médio anual, constatou-se que o do FIES é bem maior do que o do PROUNI em todos os anos analisados. Por meio da regressão múltipla, averiguou-se que região, raça e sexo influenciam no valor da renúncia fiscal dos programas analisados. Com base nos resultados encontrados, pode-se inferir que, ao longo do tempo, o FIES e o PROUNI proporcionaram maior acesso ao ensino superior aos estudantes com limitações financeiras, atendendo ao principal objetivo dos programas que é a democratização do acesso. Entretanto, constatou-se que eles necessitam de aperfeiçoamentos para que possam ser cada vez mais eficientes e efetivos para a população, além de um maior nível de controle por parte do Governo Federal.
Palavras-chave Ensino superior privado, FIES, PROUNI
Forma de apresentação..... Oral
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