Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10637

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Wenderson Rodrigues Fialho da Silva
Orientador CESAR REIS
Título A utilização de um espectrofotômetro simples e de baixo custo para determinação da concentração de ferro com o-fenantrolina
Resumo Neste trabalho é apresentado a construção de um espectrofotômetro simples e de baixo custo e sua utilização na análise quantitativa de ferro, encontrado como contaminante, em amostra de calcário dolomítico oriunda de Saramenha-MG.
O espectrofotômetro desenvolvido é constituído basicamente de uma webcam, uma rede de difração e um compartimento para a cubeta posicionados dentro de uma caixa de mdf e uma lâmpada incandescente como fonte, instalada do lado externo da caixa. O equipamento mostrou ser apropriado para estudo dos espectros de emissão e absorção, podendo também ser utilizado em fluorescência. Os dados de absorvância e transmitância são obtidos por meio de um software gratuito. Foram feitas leituras dos padrões e para a estimativa da curva analítica foi utilizado o programa gráfico Origin Pro 8. A curva analítica foi estimada com R2 = 0,97.
Espectros de emissão obtidos de alguns tipos de fontes mostraram-se coerentes com a literatura. O resultado da determinação de ferro com o espectrofotômetro proposto foi de 0,620 mgg-1 comparado com 0,652 mgg-1 quando foi utilizando um espectrofotômetro Hitachi U-2000, sendo observada uma diferença de apenas 4,89%.
Este equipamento pode ser usado no Ensino Médio, pois é de baixo custo, permitindo a qualquer escola, seja pública ou particular, adquiri-lo para demonstrar as propriedades da luz quando na interação com a matéria. Notamos uma coerência com os gráficos obtidos pelo aparelho para obtenção de dados espectrais por fluorescência, o que se verificou com algumas comparações que foram feitas em várias fontes, em livros e na internet. Foi procurado desenvolver um aparelho com componentes simples que possam ser encontrados com facilidade no mercado. Melhorias futuras poderão ser feitas no espectrofotômetro para que se possa observar também espectros Raman de forma simples e barata. Devido ao tamanho compacto do espectrofotômetro e da facilidade de manuseio, ele pode ser levado para sala de aula a fim de contextualizar a teoria sobre as propriedades da luz visível, tornando a aula mais interessante para os jovens alunos.
Palavras-chave Espectrofotômetro de baixo custo, análise quantitativa de concentrações, ortofenantrolina; ferro.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.