Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10636

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathalia Reis Coelho
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Isabella Rossi Silva
Título A importância de inovar a divulgação para a continuidade de projetos bem sucedidos da Em Rede depois de assumir nova identidade
Resumo No último ano de 2017, a ONG Nacional Rede CsF, criada para engajar ex-bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras com o intuito de retornar o investimento que receberam, se viu na necessidade de mudança de sua identidade, visto que, ao longo de três anos, muitos dos colaboradores voluntários que se identificavam com a ação da mesma não mais se encaixavam no perfil de ex-intercambistas. Desde então, ela foi divida em Rede CsF Alumni, para continuar com o programa dos que foram para o exterior, e a Em Rede, que dá prosseguimento com os projetos de cunho social em educação, ciência e integração. Ao assumir novo nome e nova identidade visual a nível nacional, foi necessário trabalhar ainda com mais afinco na divulgação presencial e através das mídias sociais para que os projetos já consolidados da ONG não se perdessem. Isto envolveu desafios de testar novas estratégias visuais, panfletagem, busca de novos meios de divulgação antes não utilizados e ainda contornar a mídia social que fica estagnada em período de férias escolares. Além disso, o Núcleo Viçosa precisava criar um diferencial nas artes, para suprir seu crescimento e não mais usar logos e cartazes provenientes de bancos de imagens da internet. Criamos metas de publicação duas vezes ao dia pelo menos, às 12h e 20h, com as oportunidades geradas pelos projetos, com inscrições em eventos e minicursos do projeto Núcleo Informa, como também grupos de imersão cultural do projeto Rede Idiomas, e ainda oportunidades da Diretoria de Relações Internacionais, à qual a ONG faz parte, que são os principais temas de divulgação; sendo que para o segundo caso não criamos artes, somente compartilhamos as publicações. Com a ascensão da função “stories” na rede social “Instagram” conseguimos também atingir um público maior. Para as artes, vetores autorais e fotos deram uma modificada no padrão utilizado de maneira genérica. Contudo, ainda precisamos melhorar o fluxo de publicações em férias, pois no início do período letivo, quando divulgamos nosso processo seletivo, nossa visibilidade está em queda nas mídias sociais, o que tentamos contornar através de divulgação presencial na UFV e nas escolas estaduais de Viçosa. Este tipo de divulgação serve também para atingir pessoas com acesso limitado ou nenhum acesso a internet.
Palavras-chave divulgação, redes sociais, identidade visual
Forma de apresentação..... Painel
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