Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10635

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victor Silva Signorini
Orientador MARCONI RIBEIRO FURTADO JUNIOR
Outros membros Tiago Mencaroni Guazzelli, Victor de Sousa Lopes
Título Deslizamento dos rodados e consumo de combustível de um trator agrícola 4x2 TDA em função da pressão interna dos pneus e da velocidade em operação de subsolagem
Resumo O tráfego excessivo de máquinas ao longo do ano pode proporcionar a compactação do solo e comprometer a produtividade das culturas. A subsolagem é a operação agrícola que tem como objetivo romper camadas compactadas do solo em maiores profundidades, tornando-o adequado ao desenvolvimento das culturas, sendo uma das operações agrícolas que exige mais potência do trator. O desempenho e a eficiência do conjunto trator-subsolador no campo são duas variáveis importantes para a redução do consumo de combustível, visando um menor custo na produção agrícola. Nesse contexto, objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência da pressão interna dos pneus e da velocidade operacional no consumo de combustível e nos índices de deslizamento dos rodados de um trator agrícola. Os tratamentos foram constituídos da combinação de três pressões internas (82,74; 103,43 e 124,11 kPa) com três marchas (velocidades de 3,8; 4,6 e 6,6 km h-1 a 2400 rpm no motor), no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. O trabalho foi realizado em solo firme com declividade desprezível. Os resultados foram analisados pelo software R. A análise de variância indicou efeito significativo apenas para a velocidade operacional sobre o consumo de combustível, apresentando comportamento linear e diretamente proporcional, com R² de 0,80. Observa-se que de maneira geral, à medida que se elevou a velocidade operacional do conjunto ocorreu um aumento no consumo horário de combustível. Esse comportamento pode ser atribuído ao fato de que a utilização da marcha que apresenta maior velocidade demanda um maior torque do motor, gerando um acréscimo no consumo de combustível do trator. A utilização da marcha que apresenta maior velocidade (6,6 km∙h-1) demanda um maior torque do motor o que resulta no acréscimo no consumo de combustível do trator, com valor médio superior a 13 L∙h-1. Para as velocidades de 3,8 e 4,6 km∙h-1, o consumo médio observado foi de 10,5 L∙h-1.Pode-se concluir que a seleção da marcha e da velocidade de operação é fundamental para a otmização do consumo de combustível na operação de subsolagem.
Palavras-chave Máquinas Agrícolas, Descompactação de Solo, Diesel
Forma de apresentação..... Painel
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