Resumo |
O tráfego excessivo de máquinas ao longo do ano pode proporcionar a compactação do solo e comprometer a produtividade das culturas. A subsolagem é a operação agrícola que tem como objetivo romper camadas compactadas do solo em maiores profundidades, tornando-o adequado ao desenvolvimento das culturas, sendo uma das operações agrícolas que exige mais potência do trator. O desempenho e a eficiência do conjunto trator-subsolador no campo são duas variáveis importantes para a redução do consumo de combustível, visando um menor custo na produção agrícola. Nesse contexto, objetivou-se com esse trabalho avaliar a influência da pressão interna dos pneus e da velocidade operacional no consumo de combustível e nos índices de deslizamento dos rodados de um trator agrícola. Os tratamentos foram constituídos da combinação de três pressões internas (82,74; 103,43 e 124,11 kPa) com três marchas (velocidades de 3,8; 4,6 e 6,6 km h-1 a 2400 rpm no motor), no delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. O trabalho foi realizado em solo firme com declividade desprezível. Os resultados foram analisados pelo software R. A análise de variância indicou efeito significativo apenas para a velocidade operacional sobre o consumo de combustível, apresentando comportamento linear e diretamente proporcional, com R² de 0,80. Observa-se que de maneira geral, à medida que se elevou a velocidade operacional do conjunto ocorreu um aumento no consumo horário de combustível. Esse comportamento pode ser atribuído ao fato de que a utilização da marcha que apresenta maior velocidade demanda um maior torque do motor, gerando um acréscimo no consumo de combustível do trator. A utilização da marcha que apresenta maior velocidade (6,6 km∙h-1) demanda um maior torque do motor o que resulta no acréscimo no consumo de combustível do trator, com valor médio superior a 13 L∙h-1. Para as velocidades de 3,8 e 4,6 km∙h-1, o consumo médio observado foi de 10,5 L∙h-1.Pode-se concluir que a seleção da marcha e da velocidade de operação é fundamental para a otmização do consumo de combustível na operação de subsolagem. |