Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10607

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabriel Henrique Soares Almeida
Orientador MATEUS DE CARVALHO REIS NEVES
Outros membros Débora Alice Moreira Silva, ELISA SIALINO MULLER, Felippe Clemente, Flavia Cardoso Neves, Graziela dos Santos Paulino, Lara Andrade Silva Viana, LORENA VIEIRA COSTA LELIS
Título Contribuição de projetos de extensão na formação de pesquisadores na pós-graduação: Análise qualitativa do projeto Ciência na Praça
Resumo As percepções em relação à produção científica vinculada ao meio acadêmico podem ser ampliadas pela atuação da extensão universitária, responsável por interligar ciência e sociedade. A baixa adesão a projetos de extensão, principalmente na pós-graduação, compromete o processo de popularização do conhecimento científico, colocando em voga a equidade defendida entre os pilares de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a atuação itinerante do projeto de extensão ‘Ciência na Praça’ tem contribuído para encurtar as barreiras do distanciamento intelectual entre universidade e a periferia de Viçosa-MG, promovendo troca mútua de conhecimento. Por meio de uma abordagem lúdica e amigável, a informação e o despertar científico são vinculados a experimentos, brincadeiras, capazes de instigar e prender atenção do público leigo, que atinge em média uma faixa de 200 a 300 pessoas por edição. O projeto vincula a participação de grupos de pesquisa da pós-graduação da UFV, contando também com o envolvimento direto de discentes, docentes e membros externos de diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, entre extensão e pós-graduação, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da 4ª edição na formação social e acadêmica de pesquisadores, com ênfase na análise do conteúdo de depoimentos dos participantes da 4ª Edição do Ciência na Praça. A proposta de formação de nuvem de palavras foi a ferramenta utilizada para facilitar na disposição dos dados, aspecto visual, além de auxiliar na interpretação dos discursos. As respostas sobre a importância do projeto na formação pessoal e acadêmica do pesquisador e depoimentos sobre a experiência em participar do projeto, foram avaliadas para a composição desse banco de dados. Em números, a 4ª edição registrou o maior quantitativo de grupos de pesquisa (14) e de participantes (84), além da maior adesão aos questionários de avaliação online, aplicados posterior ao evento para cada membro da equipe. Com a totalidade de 92,86% dos questionários respondidos (78), tal edição foi escolhida como objeto deste estudo. A interligação de palavras com maior frequência de repetição, deu destaque a termos, como: ‘crianças’, ‘projeto’, ‘contato’, ‘experiência’; ‘formação’; ‘comunidade’; ‘gratificante’. Observa-se a conexão entre palavras que remetem a popularização e socialização, vivência e a transformação adquirida pela experiência em extensão, ambas determinantes para formação mais humana de pesquisadores. Além desse aspecto, há o despertar do interesse pela pesquisa pelo público-alvo, principalmente por crianças e adolescentes. Sendo assim, o impacto da extensão é refletido no aprimoramento das capacidades sociais, técnico e didáticas, bem como na formação do pesquisador enquanto agente socializador, estimulando o instinto pela inserção social e pesquisa na comunidade não acadêmica.
Palavras-chave Extensão universitária, Ciência na Praça, Pós-graduação
Forma de apresentação..... Painel
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