Resumo |
As percepções em relação à produção científica vinculada ao meio acadêmico podem ser ampliadas pela atuação da extensão universitária, responsável por interligar ciência e sociedade. A baixa adesão a projetos de extensão, principalmente na pós-graduação, compromete o processo de popularização do conhecimento científico, colocando em voga a equidade defendida entre os pilares de ensino, pesquisa e extensão. Neste contexto, a atuação itinerante do projeto de extensão ‘Ciência na Praça’ tem contribuído para encurtar as barreiras do distanciamento intelectual entre universidade e a periferia de Viçosa-MG, promovendo troca mútua de conhecimento. Por meio de uma abordagem lúdica e amigável, a informação e o despertar científico são vinculados a experimentos, brincadeiras, capazes de instigar e prender atenção do público leigo, que atinge em média uma faixa de 200 a 300 pessoas por edição. O projeto vincula a participação de grupos de pesquisa da pós-graduação da UFV, contando também com o envolvimento direto de discentes, docentes e membros externos de diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, entre extensão e pós-graduação, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência da 4ª edição na formação social e acadêmica de pesquisadores, com ênfase na análise do conteúdo de depoimentos dos participantes da 4ª Edição do Ciência na Praça. A proposta de formação de nuvem de palavras foi a ferramenta utilizada para facilitar na disposição dos dados, aspecto visual, além de auxiliar na interpretação dos discursos. As respostas sobre a importância do projeto na formação pessoal e acadêmica do pesquisador e depoimentos sobre a experiência em participar do projeto, foram avaliadas para a composição desse banco de dados. Em números, a 4ª edição registrou o maior quantitativo de grupos de pesquisa (14) e de participantes (84), além da maior adesão aos questionários de avaliação online, aplicados posterior ao evento para cada membro da equipe. Com a totalidade de 92,86% dos questionários respondidos (78), tal edição foi escolhida como objeto deste estudo. A interligação de palavras com maior frequência de repetição, deu destaque a termos, como: ‘crianças’, ‘projeto’, ‘contato’, ‘experiência’; ‘formação’; ‘comunidade’; ‘gratificante’. Observa-se a conexão entre palavras que remetem a popularização e socialização, vivência e a transformação adquirida pela experiência em extensão, ambas determinantes para formação mais humana de pesquisadores. Além desse aspecto, há o despertar do interesse pela pesquisa pelo público-alvo, principalmente por crianças e adolescentes. Sendo assim, o impacto da extensão é refletido no aprimoramento das capacidades sociais, técnico e didáticas, bem como na formação do pesquisador enquanto agente socializador, estimulando o instinto pela inserção social e pesquisa na comunidade não acadêmica. |