Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10606

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Flaviana Heloisa da Silva Caetano
Orientador ELIDA LOPES MIRANDA
Outros membros Sebastião de Sousa Luciano
Título Contribuições do Estágio Supervisionado na Formação do Educador do Campo
Resumo O presente trabalho oriundo do Estágio Supervisionado I (ENA - 440), do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza/UFV foi realizado em dois espaços educativos: Escola Família agrícola de Jequeri (EFAJ) e Sindicato dos trabalhadores Rurais de Jequeri (STRJ). A educação formal se configura na aprendizagem de conteúdos regulamentados por leis, enquanto a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social - aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos (GOHN, 2006). Neste trabalho buscamos apresentar o Estágio Supervisionado I. Nesta experiência, o plano de estágio teve como objetivos: compreender os espaços de educação formal e não-formal do território; identificar os desafios e potencialidades das experiências observadas e conhecer o campo de estágio na formação do educador do campo. Em termo metodológicos as atividades do estágio foram desenvolvidas no Tempo-Escola e no Tempo-Comunidade. No Tempo-Escola realizamos estudos e pesquisa sobre o campo de estágio, os conceitos de educação formal, educação não-formal e educação popular; conhecemos os marcos regulatórios do estágio supervisionado e finalizamos com a Colocação em Comum do estágio. Em consonância com as atividades do Tempo-Escola, as atividades do Tempo-Comunidade envolveram o contato e diálogo com as instituições, assinatura de termo de compromisso;observações da dinâmica de funcionamento dos espaços e a elaboração do relatório. Na educação do campo é preciso reconhecer o protagonismo dos movimentos sociais e organizações sindicais na formação do educador. Neste estágio, o diálogo estabelecido com os gestores e educadores da EFAJ e do STRJ possibilitou a nossa inserção nas ações educativas realizadas no território, especialmente, no Seminário de Educação do Campo e Agroecologia, na Visita de Estudo a Horta Agroecológica, no Ato Público Contra a Reforma da Previdência e no Terceiro Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Jequeri. Ao participamos dessas ações educativas identificamos que é possível ressignificar as relações de ensino aprendizagem seja no espaço educativo formal ou não-formal
Palavras-chave Estágio Supervisionado, Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo
Forma de apresentação..... Painel
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