Resumo |
O presente trabalho oriundo do Estágio Supervisionado I (ENA - 440), do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza/UFV foi realizado em dois espaços educativos: Escola Família agrícola de Jequeri (EFAJ) e Sindicato dos trabalhadores Rurais de Jequeri (STRJ). A educação formal se configura na aprendizagem de conteúdos regulamentados por leis, enquanto a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social - aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos (GOHN, 2006). Neste trabalho buscamos apresentar o Estágio Supervisionado I. Nesta experiência, o plano de estágio teve como objetivos: compreender os espaços de educação formal e não-formal do território; identificar os desafios e potencialidades das experiências observadas e conhecer o campo de estágio na formação do educador do campo. Em termo metodológicos as atividades do estágio foram desenvolvidas no Tempo-Escola e no Tempo-Comunidade. No Tempo-Escola realizamos estudos e pesquisa sobre o campo de estágio, os conceitos de educação formal, educação não-formal e educação popular; conhecemos os marcos regulatórios do estágio supervisionado e finalizamos com a Colocação em Comum do estágio. Em consonância com as atividades do Tempo-Escola, as atividades do Tempo-Comunidade envolveram o contato e diálogo com as instituições, assinatura de termo de compromisso;observações da dinâmica de funcionamento dos espaços e a elaboração do relatório. Na educação do campo é preciso reconhecer o protagonismo dos movimentos sociais e organizações sindicais na formação do educador. Neste estágio, o diálogo estabelecido com os gestores e educadores da EFAJ e do STRJ possibilitou a nossa inserção nas ações educativas realizadas no território, especialmente, no Seminário de Educação do Campo e Agroecologia, na Visita de Estudo a Horta Agroecológica, no Ato Público Contra a Reforma da Previdência e no Terceiro Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Jequeri. Ao participamos dessas ações educativas identificamos que é possível ressignificar as relações de ensino aprendizagem seja no espaço educativo formal ou não-formal |