Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10603

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabella Cristina Bitencourt de Lima
Orientador RENATO PEREIRA DA SILVA
Outros membros Ana Carolina Nunes Almeida, Cintia Pereira Donateli, Gabriela Castro Perdigao, Laylla Meireles de Souza, Maria Teperino Pinho, Mariana Menezes Chaves, Raissa Ketlen de Souza Rocha, Thuany Caroline Souza e Silva
Título Educação em Sexualidade com pré-adolescentes: uma experiência de integração ensino-serviço-comunidade
Resumo Com o aumento mundial na incidência de casos de HIV+ dentre jovens de 15 a 24 anos de idade, trabalhar, profilaticamente, a sexualidade dentre pré-adolescentes tem se configurado como uma importante estratégia de promoção de saúde e prevenção de agravos. Desta forma, a escolha da escola como locus preferencial para a realização de intervenções educacionais, com vistas à melhoria de indicadores de saúde e inserção da discussão coletiva sobre os riscos relacionados à temática como, gravidez na adolescência e sobre as doenças sexualmente transmissiveis, é desejável.Os profissionais de saúde, notadamente o enfermeiro, tem nas ações de educação em saúde o centro da sua prática profissional, e vem se destacando na elaboração e execução desses grupos. Este trabalho objetiva relatar as experiências de estudantes da disciplina NUT 365 - Planejamento e Gestão em Saúde em uma atividade de educação em saúde na Escola Pedro Gomide Filho do bairro Santa Clara em Viçosa/MG. A atividade educativa planejada aconteceu em horário protegido no dia 16 de maio de 2018, a fim de fazer com que os estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idade entre nove e onze anos, expusessem seus conhecimentos e dúvidas sobre o tema “sexualidade”. Para a realização dessa atividade foi requerida uma autorização da diretora da escola. O tema foi abordado de forma lúdica e com foco na responsabilidade e maturidade para o início da vida sexual. A atividade foi estruturada em dois momentos: 1) exposição das dúvidas dos escolares em um papel anonimizado; e 2) utilização dessas perguntas na realização de um jogo de bingo entre 2 grupos escolares previamente estabelecidos. Ao final, foram contados os pontos das 2 equipes e apresentada a equipe vencedora. Brindes foram distribuídos a todos os escolares independentemente do resultado do jogo. Durante o jogo, eles podiam discutir sobre as questões entre si e, após a resposta, as responsáveis pela atividade educativa, discutiam a pergunta de forma mais abrangente para que todos pudessem compreender e interpretar as informações. As dúvidas mais frequentes foram sobre o desenvolvimento do corpo humano, relações sexuais e gravidez. Ao final, foi evidenciada e enfatizada a importância da proximidade dos moradores do bairro com a Equipe e Unidade de Saúde da Família do bairro. A intervenção foi concebida de modo a tornar a atividade mais didática, dinâmica e participativa. Tal metodologia favoreceu a criação de um espaço de interação, compartilhamento e produção de conhecimento. À guisa de conclusão, a atividade educativa possibilitou uma discussão enriquecedora sobre sexualidade, onde escolares participaram aberta e ativamente expondo suas dúvidas, certezas e anseios. Por conseguinte, a atividade contribuiu para o rompimento do paradigma de que não se deve conversar sobre sexualidade nas escolas, espaço privilegiado para a discussão de temáticas necessárias para a formação de cidadãos.
Palavras-chave Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Aprendizagem Ativa
Forma de apresentação..... Painel
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