Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10594

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Daniel Jose de Paiva Teixeira Oliveira
Orientador RODRIGO GAVA
Outros membros Isabella Stroppa Rodrigues
Título Produção e produtivismo acadêmico: as tensões nas políticas e práticas de programas de pós-graduação
Resumo O atual modelo de avaliação da pós-graduação brasileira adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) vem sendo debatido, principalmente, pelo protagonismo das publicações de artigos científicos. O atual método de avaliação quantitativa produz questionamentos quanto à qualidade dos artigos publicados e os demais problemas relacionados à indução do aumento da produção. O termo “produtivismo acadêmico” refere-se exatamente à conduta orientada para o aumento da produção científica em detrimento da qualidade e relevância do que é gerado. O produtivismo também gera outras disfunções, como aumento da competitividade acadêmica, colocação desenfreada de coautorias e fragmentação de resultados. Assim, toma importância explorar este fenômeno, suas tensões e contradições no âmbito que ele mais se apresenta: os programas de pós-graduação. Esta pesquisa visou compreender como o “produtivismo acadêmico” vem sendo apresentado nas produções científicas brasileiras, buscando compreender os elementos fundamentais, práticas e condutas, bem como os atores envolvidos neste fenômeno. Para isto, foi realizado um Estudo de Revisão para mapeamento, implementado a partir do levantamento nas bases de Periódicos Capes e Scielo. A análise foi conduzida com o auxílio do software Iramuteq e resultou em um corpus geral de 52 textos e 1440 segmentos de texto, cujo aproveitamento foi de 95,62%. O conteúdo foi categorizado em três classes divididas em duas ramificações, sendo a primeira denominada como “Ambiente” (Classe 1), a segunda contempla a Classe 2, denominada como “Elementos” e a Classe 3, denominada como “Pesquisador”. A Análise Fatorial por Correspondência (AFC) revelou a associação entre as palavras, considerando as frequências de sua incidência, bem como as classes, e reforçou a existência destas três classes. A presença da avaliação como elemento indutor da conduta produtivista é perceptível nos artigos analisados, sendo este comportamento diretamente associado à quantidade de produções científicas, sem necessariamente a preocupação com o impacto ou avanço de conhecimento que as mesmas proporcionam. A posição dos pesquisadores, enquanto agentes centrais neste processo, é algo que levanta a necessidade de reflexão, como foi possível detectar pela própria análise textual ao constituir a Classe 3 (Pesquisador). A Análise de Similitude ressaltou as conexões entre as palavras, auxiliando na identificação das interrelações e da estrutura do conteúdo. Neste trabalho, os eixos centrais resultaram em torno dos termos: pesquisa, artigo, produção, PG, avaliação, acadêmico e universidade. Destaca-se a importância das construções decorrentes deste Estudo de Revisão, as quais correspondem a resultados parciais do projeto "Produção e produtivismo acadêmico: as tensões nas políticas e práticas de programas de pós-graduação", que contemplará ainda uma fase de compreensão do fenômeno de forma empírica, a partir de um estudo de caso.
Palavras-chave Produtivismo acadêmico, avaliação, pós-graduação
Forma de apresentação..... Oral
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