Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10592

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Andressa de Abreu
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Amanda Gonçalves de Almeida, Ana Carolina do Carmo Leonor, Cintia Kelly Inês Freitas, Dâmaris Pires Arruda
Título O uso do Dicionário Online Bilíngue Libras/Língua Portuguesa como ferramenta tecnológica de ensino e aprendizagem na formação de professores
Resumo A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma língua própria da comunidade surda brasileira e foi reconhecida legalmente no Brasil por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A partir disso, medidas foram tomadas para garantir seu uso, aprendizagem e divulgação, via Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a referida lei e institui a inclusão dessa língua como disciplina curricular nos cursos de licenciatura, no sentido de assegurar a formação inicial de professores e a inclusão escolar futura dos alunos Surdos. Para atender a situação e a legislação vigente, no ano de 2010, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), foi criada a disciplina Libras. Tal disciplina tem como foco a capacitação de licenciandos de diversas áreas do conhecimento a partir de formação ampla, visando a preparação dos futuros professores para a atuação, de forma inclusiva, na rede regular de ensino. A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm nos ajudado a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando os meios educacionais inclusivos e acessíveis. Com essa visão, desde 2011 vem sendo criado e aperfeiçoado um conjunto de materiais tecnológicos pela IES e um dos materiais é o Dicionário online Bilíngue Libras/Língua Portuguesa. Devido à grande quantidade de materiais encontrados pela internet sobre Libras, a aprendizagem da língua durante a disciplina torna-se fragmentada e fora do contexto regional. Assim, recorremos a uma pesquisa quali-quantitativa para averiguar o uso e a aplicabilidade do Dicionário em sala de aula, de acordo com a ementa da disciplina e, também, com a finalidade de aprimorá-la enquanto tecnologia de ensino e aprendizagem. Realizamos um Estudo de Caso como metodologia, em que a coleta de dados ocorreu de várias formas: caderno de campo, para as observações da sala de aula; vídeos gravados do teste de aplicabilidade e usabilidade do Dicionário, para analisar as possíveis melhorias; e um questionário fechado com respostas estruturadas sobre o teste aplicado pela professora e sobre futuros usos do dicionário fora da sala de aula e a análise foi feita pela triangulação dos dados obtidos. A coleta dos dados se deu pela observação das aulas durante um período de tempo e pelos testes ocorridos, sendo um teste voltado para a aplicabilidade e usabilidade do Dicionário, e outro voltado ao ensino e aprendizagem da sintaxe da Libras. Com a análise inicial das observações, obtivemos várias sugestões de mudanças do aplicativo, desde players mais visíveis à classificação das palavras. Com os testes de usabilidade em sala de aula, verificamos que o aplicativo se fez eficaz, mesmo com os problemas detectados, sendo uma ferramenta que auxiliará os alunos durante a disciplina. Concluímos que a partir dessa pesquisa e com as melhorias propostas, que este aplicativo realmente pode trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizado da disciplina Libras.
Palavras-chave Libras, formação inicial de professores, Tecnologias de Informação e Comunicação
Forma de apresentação..... Oral
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