Resumo |
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada uma língua própria da comunidade surda brasileira e foi reconhecida legalmente no Brasil por meio da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. A partir disso, medidas foram tomadas para garantir seu uso, aprendizagem e divulgação, via Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a referida lei e institui a inclusão dessa língua como disciplina curricular nos cursos de licenciatura, no sentido de assegurar a formação inicial de professores e a inclusão escolar futura dos alunos Surdos. Para atender a situação e a legislação vigente, no ano de 2010, em uma Instituição de Ensino Superior (IES), foi criada a disciplina Libras. Tal disciplina tem como foco a capacitação de licenciandos de diversas áreas do conhecimento a partir de formação ampla, visando a preparação dos futuros professores para a atuação, de forma inclusiva, na rede regular de ensino. A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm nos ajudado a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando os meios educacionais inclusivos e acessíveis. Com essa visão, desde 2011 vem sendo criado e aperfeiçoado um conjunto de materiais tecnológicos pela IES e um dos materiais é o Dicionário online Bilíngue Libras/Língua Portuguesa. Devido à grande quantidade de materiais encontrados pela internet sobre Libras, a aprendizagem da língua durante a disciplina torna-se fragmentada e fora do contexto regional. Assim, recorremos a uma pesquisa quali-quantitativa para averiguar o uso e a aplicabilidade do Dicionário em sala de aula, de acordo com a ementa da disciplina e, também, com a finalidade de aprimorá-la enquanto tecnologia de ensino e aprendizagem. Realizamos um Estudo de Caso como metodologia, em que a coleta de dados ocorreu de várias formas: caderno de campo, para as observações da sala de aula; vídeos gravados do teste de aplicabilidade e usabilidade do Dicionário, para analisar as possíveis melhorias; e um questionário fechado com respostas estruturadas sobre o teste aplicado pela professora e sobre futuros usos do dicionário fora da sala de aula e a análise foi feita pela triangulação dos dados obtidos. A coleta dos dados se deu pela observação das aulas durante um período de tempo e pelos testes ocorridos, sendo um teste voltado para a aplicabilidade e usabilidade do Dicionário, e outro voltado ao ensino e aprendizagem da sintaxe da Libras. Com a análise inicial das observações, obtivemos várias sugestões de mudanças do aplicativo, desde players mais visíveis à classificação das palavras. Com os testes de usabilidade em sala de aula, verificamos que o aplicativo se fez eficaz, mesmo com os problemas detectados, sendo uma ferramenta que auxiliará os alunos durante a disciplina. Concluímos que a partir dessa pesquisa e com as melhorias propostas, que este aplicativo realmente pode trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizado da disciplina Libras. |