Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, Outros
Primeiro autor Otacílio Acácio de Oliveira
Orientador ADRIANA FERREIRA DE FARIA
Outros membros Amanda Santana Martins, Lucas Freitas de Carvalho
Título Implantação Da ISO 9001:2015 em Empresas de Contabilidade
Resumo A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é fundamental para a competitividade e sobrevivências das empresas no cenário de mercado atual. Visto isso, é recorrente o interesse pela implantação de SGQ, de acordo com a norma ISO 9001:2015. Com o apoio do SEBRAE-MG, foi desenvolvido este projeto, em duas empresas de contabilidade localizadas em Ipatinga-MG, de implantação da ISO 9001:2015. A primeira etapa deste projeto foi conhecer melhor a empresa e adquirir uma visão crítica a respeito dos seus processos, facilitando assim o julgamento e análise dos processos de forma sistêmica, e a percepção dos impactos que estes causam na prestação dos serviços oferecidos pelas empresas. Em seguida foi realizado o mapeamento dos processos das empresas. A partir do mapeamento dos processos é possível visualizar de forma mais clara a sequência das atividades e a existência de possíveis pontos de melhoria, com a eliminação de atividades que não agregam valor. Após a elaboração dos fluxogramas e a validação deles com a empresa, a fim de identificar possíveis erros e os pontos de melhoria, inicia-se a terceira etapa, que corresponde à elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrões (POP). Os POP’s são documentos que descrevem de forma detalhada e clara como as atividades devem ser realizadas. Os POP’s devem ser disponibilizados nos setores pertinentes a eles e todos os envolvidos devem estar conscientizados da importância desses para a organização. Todos devem ser capacitados e treinados para que executem as atividades conforme descritas nesses procedimentos, contribuindo assim para a redução da variabilidade dos processos. É ideal que o comprometimento dos envolvidos seja desenvolvido de forma contínua, cabendo a alta administração a tarefa de familiarizá-los com o SGQ. Foram elaboradas também as Instruções de Trabalho (IT) para as atividades que exigem um maior detalhamento. Finalizada essa etapa, foi desenvolvido o Manual da Qualidade e seus Anexos, os Procedimentos Complementares, para atendimento dos requisitos normativos e os formulários de registros. O manual deve ser revisado periodicamente, assim, como os demais documentos, para mantê-los sempre atualizado. Os conceitos, procedimentos e práticas foram repassados às empresas por meio de workshops de capacitação. O acompanhamento da implantação foi realizado por meio de visitas in loco. O SGQ encontra-se ainda em fase de implantação para que posteriormente seja realizada a primeira auditoria interna.
Palavras-chave Gestão da Qualidade, ISO 9001, Gestão por Processos
Forma de apresentação..... Oral
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