Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino de Matemática IV do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Tem como objetivo discutir a Teoria da Atividade de Leontiev e a Enculturação Matemática de Bishop através de um percurso didático de Geometria realizado com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais. O percurso didático, com o tema Sólidos de Platão e a Relação de Euler, foi elaborado e estudado contemplando as três componentes do currículo para a Enculturação Matemática: (i) a componente simbólica, que se refere ao simbolismo da Matemática, (ii) a componente social, que se associa às utilizações da Matemática na vida em sociedade; e (iii) a componente cultural, que aborda a matemática nas diversas culturas humanas. A experiência fundamentou-se na perspectiva de apropriação dos objetos matemáticos, de forma autônoma e livre, pelos alunos. O contexto foi o de uma competição de natureza inclusiva entre equipes da turma, tendo a tecnologia e os materiais pedagógicos como instrumentos mediadores do processo. O percurso didático foi projetado como uma gincana dividida em três partes: (i) Vida e Obra de Platão, em que os alunos assistiram aos vídeos sobre a trajetória e filosofia de Platão; (ii) Montagem de Poliedros, momento em que as equipes construíram os sólidos platônicos; e, ao final da experiência, foi proposta uma (iii) Lista de exercícios, que consistia em questões acerca do conteúdo abordado e um questionário de satisfação a fim de se obter resultados quantitativos sobre o rendimento do trabalho. As respostas apontam para uma apropriação significativa dos conceitos matemáticos trabalhados e a satisfação dos estudantes com a atividade. A intervenção pedagógica realizada foi marcada pela afetividade, inclusão e colaboração. Os alunos tiveram uma experiência relevante de enculturação matemática e uma aprendizagem significativa ao interiorizarem o conhecimento materializado no objeto cultural em estudo e o transformarem num instrumento cognitivo próprio. Desta forma, os resultados alcançados foram positivos e indicam a pertinência de uma abordagem cultural no âmbito da matemática escolar. Levantam reflexões sobre as atuais práticas pedagógicas predominantes na Matemática Escolar e as necessárias mudanças para promover um ensino inclusivo e significativo para os alunos. Entretanto, por serem locais e contextualizados, não podemos chegar a respostas conclusivas sobre sua eficiência. Para tal, precisaríamos expandi-lo para outros ambientes e níveis escolares. Contudo, este trabalho gerou muitas reflexões na turma de Licenciatura em Matemática que participou da experiência, contribuindo para que os futuros profissionais vislumbrassem as potencialidades de se explorar a abordagem cultural para a educação matemática. |