Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10565

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Caroline Mendes
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Cultura e Atividade: um percurso didático de Geometria a partir das concepções de Bishop e Leontiev
Resumo Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino de Matemática IV do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Viçosa. Tem como objetivo discutir a Teoria da Atividade de Leontiev e a Enculturação Matemática de Bishop através de um percurso didático de Geometria realizado com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais. O percurso didático, com o tema Sólidos de Platão e a Relação de Euler, foi elaborado e estudado contemplando as três componentes do currículo para a Enculturação Matemática: (i) a componente simbólica, que se refere ao simbolismo da Matemática, (ii) a componente social, que se associa às utilizações da Matemática na vida em sociedade; e (iii) a componente cultural, que aborda a matemática nas diversas culturas humanas. A experiência fundamentou-se na perspectiva de apropriação dos objetos matemáticos, de forma autônoma e livre, pelos alunos. O contexto foi o de uma competição de natureza inclusiva entre equipes da turma, tendo a tecnologia e os materiais pedagógicos como instrumentos mediadores do processo. O percurso didático foi projetado como uma gincana dividida em três partes: (i) Vida e Obra de Platão, em que os alunos assistiram aos vídeos sobre a trajetória e filosofia de Platão; (ii) Montagem de Poliedros, momento em que as equipes construíram os sólidos platônicos; e, ao final da experiência, foi proposta uma (iii) Lista de exercícios, que consistia em questões acerca do conteúdo abordado e um questionário de satisfação a fim de se obter resultados quantitativos sobre o rendimento do trabalho. As respostas apontam para uma apropriação significativa dos conceitos matemáticos trabalhados e a satisfação dos estudantes com a atividade. A intervenção pedagógica realizada foi marcada pela afetividade, inclusão e colaboração. Os alunos tiveram uma experiência relevante de enculturação matemática e uma aprendizagem significativa ao interiorizarem o conhecimento materializado no objeto cultural em estudo e o transformarem num instrumento cognitivo próprio. Desta forma, os resultados alcançados foram positivos e indicam a pertinência de uma abordagem cultural no âmbito da matemática escolar. Levantam reflexões sobre as atuais práticas pedagógicas predominantes na Matemática Escolar e as necessárias mudanças para promover um ensino inclusivo e significativo para os alunos. Entretanto, por serem locais e contextualizados, não podemos chegar a respostas conclusivas sobre sua eficiência. Para tal, precisaríamos expandi-lo para outros ambientes e níveis escolares. Contudo, este trabalho gerou muitas reflexões na turma de Licenciatura em Matemática que participou da experiência, contribuindo para que os futuros profissionais vislumbrassem as potencialidades de se explorar a abordagem cultural para a educação matemática.
Palavras-chave Teoria da Atividade, Enculturação Matemática, Matemática Escolar.
Forma de apresentação..... Oral
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