Resumo |
O Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES) é desenvolvido pelo Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD) desde 2000. O PES articula estudantes de diferentes áreas do conhecimento em torno do tema solos, assumido como tema gerador para a abordagem ambiental. O objetivo do PES é sensibilizar as pessoas para a importância dos solos para a vida e para o seu cuidado e conservação. A ação educativa é ancorada no sócio construtivismo de Paulo Freire, onde o conhecimento é construído a partir dos saberes prévios de cada participante. Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2018. O tema motivador para as atividades desse ano é a relação entre os solos e a água. Para isso foi elaborada a exposição itinerante “Água e Solo: um não existe sem o outro” e desenvolvidos objetos e demonstrações relativos ao tema. Foram realizadas atividades em Ubá, Viçosa, Ouro Preto e Dois Vizinhos (Paraná). O programa iniciou suas ações na cidade de Ubá, com a exposição itinerante apresentada na Câmara Municipal de Ubá durante todo o mês de março, recebendo mais de 500 visitantes. No âmbito da UFV, o PES realizou oficinas de tinta de solos para estudantes do curso de Biologia da UFV, do Núcleo de Educação para Adultos (NEAD) e da Empresa Florestal Junior, todas na sede do Museu. Na Semana Nacional de Museus foram oferecidas oficinas de solos (10h), para artistas plásticos no Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, como parte do projeto em parceria Terras e Cores de Ouro Preto. Um minicurso de tinta de solos foi oferecido no IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, na cidade de Dois Vizinhos, PR. As oficinas tiveram como objetivo desenvolver conceitos sobre formação e propriedades dos solos, suas funções e o papel da biodiversidade dos solos. Neste primeiro semestre, o PES deu continuidade a suas atividades e atingiu novos públicos que puderam vivenciar as ações do programa. O alcance do mesmo em outras cidades, a diversificação dos participantes, e o aumento de visitantes em exposições, são indicadores de que o PES contribui para o a ampliação da percepção e da sensibilização em relação aos solos. Outro aspecto relevante do conjunto de acoes é a formação qualificada dos estagiários e monitores em conteúdos e metodologias da ação educativa em museus de ciência. |