Resumo |
O projeto Universitário por um Dia é uma iniciativa da Em Rede – Núcleo Viçosa e da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Possibilitando a integração dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, aqui chamados de afilhados, dentro da rotina acadêmica dos cursos de graduação, o projeto vem esclarecendo dúvidas, apresentando oportunidades e potencialidades em torno da área pretendida pelo estudante. Até agora, o projeto recebeu 328 inscrições de afilhados das escolas públicas e privadas. Com ampliação do alcance na divulgação das atividades, além da cidade de Viçosa, São Miguel do Anta e Ervália também tiveram estudantes atendidos. Um fator fundamental para a realização e manutenção das atividades é o envolvimento dos estudantes de graduação, chamados de padrinhos, que se comprometem a receber por um dia ou turno inteiro, até dois afilhados para acompanha-lo em sua rotina de aulas e atividades. Algumas das tarefas atribuídas ao padrinho é apresentar o campus, o departamento a qual pertence, o curso pretendido, os sistemas da UFV (PVAnet, Sapiens, empréstimo de livros na Biblioteca Central, recarga na carteirinha), acompanhar o afilhado em uma refeição no Restaurante Universitário e outras atividades programadas em um cronograma antecipadamente preenchido e enviado para equipe coordenadora. É verificado que o afilhado chega ao projeto pouco orientado no que diz respeito ao acesso a informação sobre mercado de trabalho e carreira. A experiência da relação padrinho/afilhado não se limita a uma visita, a um departamento ou laboratório, traz uma vivência única de um dia como acadêmico. O projeto visa auxiliar na escolha da futura profissão, visto que a maioria dos afilhados que procuram o projeto já possuem uma escolha profissional encaminhada, fazendo da visita um “termômetro” onde podem aferir o quanto estão certos da carreira pretendida ou se fará necessária a busca por uma segunda opção onde encontrará mais afinidade. Com isso, o projeto tem atuado na diminuição da evasão nos anos iniciais da graduação através da experiência da imersão universitária, principalmente para o jovem de escolas mais afastadas da UFV. |