Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10554

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas William Feliciano Barbosa
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Marciano Antônio de Souza, Tayná de Oliveira Stanciole
Título O apadrinhamento como instrumento de aproximação dos estudantes do Ensino Médio da rotina acadêmica
Resumo O projeto Universitário por um Dia é uma iniciativa da Em Rede – Núcleo Viçosa e da Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Possibilitando a integração dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, aqui chamados de afilhados, dentro da rotina acadêmica dos cursos de graduação, o projeto vem esclarecendo dúvidas, apresentando oportunidades e potencialidades em torno da área pretendida pelo estudante. Até agora, o projeto recebeu 328 inscrições de afilhados das escolas públicas e privadas. Com ampliação do alcance na divulgação das atividades, além da cidade de Viçosa, São Miguel do Anta e Ervália também tiveram estudantes atendidos. Um fator fundamental para a realização e manutenção das atividades é o envolvimento dos estudantes de graduação, chamados de padrinhos, que se comprometem a receber por um dia ou turno inteiro, até dois afilhados para acompanha-lo em sua rotina de aulas e atividades. Algumas das tarefas atribuídas ao padrinho é apresentar o campus, o departamento a qual pertence, o curso pretendido, os sistemas da UFV (PVAnet, Sapiens, empréstimo de livros na Biblioteca Central, recarga na carteirinha), acompanhar o afilhado em uma refeição no Restaurante Universitário e outras atividades programadas em um cronograma antecipadamente preenchido e enviado para equipe coordenadora. É verificado que o afilhado chega ao projeto pouco orientado no que diz respeito ao acesso a informação sobre mercado de trabalho e carreira. A experiência da relação padrinho/afilhado não se limita a uma visita, a um departamento ou laboratório, traz uma vivência única de um dia como acadêmico. O projeto visa auxiliar na escolha da futura profissão, visto que a maioria dos afilhados que procuram o projeto já possuem uma escolha profissional encaminhada, fazendo da visita um “termômetro” onde podem aferir o quanto estão certos da carreira pretendida ou se fará necessária a busca por uma segunda opção onde encontrará mais afinidade. Com isso, o projeto tem atuado na diminuição da evasão nos anos iniciais da graduação através da experiência da imersão universitária, principalmente para o jovem de escolas mais afastadas da UFV.
Palavras-chave padrinhos, afilhados, visitas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.