Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10548

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Débora Alice Moreira Silva
Orientador MATEUS DE CARVALHO REIS NEVES
Outros membros ELISA SIALINO MULLER, Felippe Clemente, Flavia Cardoso Neves, Gabriel Henrique Soares Almeida, Graziela dos Santos Paulino, Lara Andrade Silva Viana, LORENA VIEIRA COSTA LELIS, Thales Maciel Viana
Título Estudo do perfil de pesquisadores da pós-graduação envolvidos em projetos de extensão: Estudo de caso do Projeto Ciência na Praça
Resumo O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é garantido pela Constituição Brasileira, no entanto, nem sempre reflete a realidade praticada no âmbito acadêmico. A difusão do conhecimento técnico-científico fora da vivência acadêmica é fortalecida pelo pilar da extensão, ressaltando a importância da socialização e popularização da ciência. Neste contexto, o projeto de extensão ‘Ciência na Praça’, surge como uma via de comunicação entre o conhecimento científico produzido na academia e a sociedade. Por meio de exposições semestrais, as pesquisas desenvolvidas por grupos de pesquisa da pós-graduação, que também contam com o envolvimento de estudantes de graduação, professores e técnicos, são repassadas ao público de forma lúdica e palpável, ressaltando a importância e utilidade da ciência para a comunidade.
Ao longo de quase 2 anos de atuação, o projeto já efetivou 4 edições, com abrangência em 4 bairros periféricos distintos do município de Viçosa-MG, beneficiando, em sua totalidade, aproximadamente 600 a 700 pessoas. Com a grande adesão de projetos de pesquisas, surgiu a necessidade de identificar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil científico de pesquisadores participantes, no intuito de observar os reflexos da extensão no meio acadêmico, promovidos pelo Ciência na Praça.
Em números, o projeto promoveu o envolvimento direto de 36 grupos de pesquisa, sendo estes, em sua maioria, pertencentes às áreas de ciência biológicas (52,78%), ciências agrárias (13,89%), bem como ciências sociais aplicadas e da saúde, ambas com 11,11%. Do total de 254 estudantes participantes, 58,66% pertencem ao sexo feminino e 41,34% ao sexo masculino. Em relação ao perfil acadêmico, as maiores parcelas de adesão foram de estudantes de mestrado (34,25%), doutorado (29,92%) e graduação (28,35%) respectivamente. Além desses, as edições contaram com a participação de estudantes do ensino médio, pós-doutorado, pesquisadores colaboradores, professores e membros externos, totalizando 7,48%. Tais números refletem a diversidade de participantes, contribuindo para a perpetuação na participação dos projetos ao longo da vida acadêmica.
A diversidade de perfis científicos sustenta a importância da perpetuação da extensão ao longo da trajetória acadêmica, uma vez que há envolvimento de estudantes do ensino médio e graduação em conjunto com pesquisadores vinculados a pós-graduação. Além disso, atenta-se a necessidade de maior vínculo de docentes frente aos projetos de extensão correlatos e maior incentivo de participação e diversificação das áreas de atuação.
Palavras-chave Socialização, popularização, ciências
Forma de apresentação..... Painel
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