ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Sociais Aplicadas |
Setor | Departamento de Economia Rural |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Débora Alice Moreira Silva |
Orientador | MATEUS DE CARVALHO REIS NEVES |
Outros membros | ELISA SIALINO MULLER, Felippe Clemente, Flavia Cardoso Neves, Gabriel Henrique Soares Almeida, Graziela dos Santos Paulino, Lara Andrade Silva Viana, LORENA VIEIRA COSTA LELIS, Thales Maciel Viana |
Título | Estudo do perfil de pesquisadores da pós-graduação envolvidos em projetos de extensão: Estudo de caso do Projeto Ciência na Praça |
Resumo | O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é garantido pela Constituição Brasileira, no entanto, nem sempre reflete a realidade praticada no âmbito acadêmico. A difusão do conhecimento técnico-científico fora da vivência acadêmica é fortalecida pelo pilar da extensão, ressaltando a importância da socialização e popularização da ciência. Neste contexto, o projeto de extensão ‘Ciência na Praça’, surge como uma via de comunicação entre o conhecimento científico produzido na academia e a sociedade. Por meio de exposições semestrais, as pesquisas desenvolvidas por grupos de pesquisa da pós-graduação, que também contam com o envolvimento de estudantes de graduação, professores e técnicos, são repassadas ao público de forma lúdica e palpável, ressaltando a importância e utilidade da ciência para a comunidade. Ao longo de quase 2 anos de atuação, o projeto já efetivou 4 edições, com abrangência em 4 bairros periféricos distintos do município de Viçosa-MG, beneficiando, em sua totalidade, aproximadamente 600 a 700 pessoas. Com a grande adesão de projetos de pesquisas, surgiu a necessidade de identificar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil científico de pesquisadores participantes, no intuito de observar os reflexos da extensão no meio acadêmico, promovidos pelo Ciência na Praça. Em números, o projeto promoveu o envolvimento direto de 36 grupos de pesquisa, sendo estes, em sua maioria, pertencentes às áreas de ciência biológicas (52,78%), ciências agrárias (13,89%), bem como ciências sociais aplicadas e da saúde, ambas com 11,11%. Do total de 254 estudantes participantes, 58,66% pertencem ao sexo feminino e 41,34% ao sexo masculino. Em relação ao perfil acadêmico, as maiores parcelas de adesão foram de estudantes de mestrado (34,25%), doutorado (29,92%) e graduação (28,35%) respectivamente. Além desses, as edições contaram com a participação de estudantes do ensino médio, pós-doutorado, pesquisadores colaboradores, professores e membros externos, totalizando 7,48%. Tais números refletem a diversidade de participantes, contribuindo para a perpetuação na participação dos projetos ao longo da vida acadêmica. A diversidade de perfis científicos sustenta a importância da perpetuação da extensão ao longo da trajetória acadêmica, uma vez que há envolvimento de estudantes do ensino médio e graduação em conjunto com pesquisadores vinculados a pós-graduação. Além disso, atenta-se a necessidade de maior vínculo de docentes frente aos projetos de extensão correlatos e maior incentivo de participação e diversificação das áreas de atuação. |
Palavras-chave | Socialização, popularização, ciências |
Forma de apresentação..... | Painel |