Resumo |
O NEMA (Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMBA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), completou dois anos de fundação em abril de 2018. Dentre os motivos que mais contribuíram para a sua formação estão a necessidade de estreitamento das relações e troca direta de conhecimento entre os aproximadamente 80 estudantes de mestrado e doutorado do PPGMBA. A demanda por uma formação complementar em temáticas que extrapolavam o conteúdo ministrado nas disciplinas do Programa levou à busca por estratégias de difusão de conhecimento. Nesse contexto, durante as reuniões institucionais quinzenais do NEMA chegou-se à concepção dos Ciclos de Discussões. Os Ciclos são organizados na forma de encontros semanais com duração de até 2 h, nos quais estudantes e professores vinculados ao PPGMBA, além de profissionais externos convidados, lideram uma discussão sobre diversos temas. A comissão organizadora do Ciclo é responsável pela elaboração do conteúdo a ser abordado juntamente com os ministrantes convidados. Estes ciclos não possuem um formato padronizado e podem ser conduzidos como aulas, discussões de protocolos e artigos, estudos de caso, difusão de metodologias práticas para análises de dados, entre outros, visando sempre preencher lacunas teóricas e práticas dos estudantes do PPGMBA. Dentre os ciclos já realizados pelo NEMA estão os Ciclos de Discussões em Bioinformática, Bioestatística I e II, Redação Científica e Empreendedorismo. Os Ciclos de Discussões em Bioinformática e Bioestatística I e II foram conduzidos por discentes do PPGMBA que possuem expertise nos temas abordados. Os Ciclos de Discussões em Redação Científica e Empreendedorismo, foram conduzidos por professores e profissionais vinculados ou não ao PPGMBA com experiência nas referidas áreas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, permitindo o intercâmbio de conhecimento entre os participantes. Estas atividades proporcionaram uma oportunidade ímpar de aprendizado de novas metodologias, planejamento de experimentos, análise de dados e implementação de ferramentas, nas mais diversas áreas de ensino, o que contribuiu para a formação científica continuada e para o aperfeiçoamento profissional e acadêmico. A execução dos ciclos ofereceu ainda, a chance de conhecer uma abordagem de ensino e aprendizagem interdisciplinar, que juntamente com a formação continuada compartilhou experiências entre os participantes. Os benefícios destas atividades incluem aplicação direta dos conteúdos discutidos que funcionam como “atalhos” para a resolução de problemas do dia a dia acadêmico e a perspectiva de divulgação e disponibilização do conhecimento construído para toda a comunidade acadêmico-científica através de materiais didáticos produzidos a partir das discussões. |