Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10546

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luanna Sarandy Souza Araújo
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Anderson Moreira de Melo, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, LUCIENE MUNIZ BRAGA, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Título O uso da simulação realística como instrumento de construção de competências na prática profissional da equipe de enfermagem: revisitando técnicas e reconstruindo saberes.
Resumo Introdução: Erros no sistema de saúde não são raros, de causa multifatorial, estes devem ser entendidos como resultados de falhas dos recursos humanos e materiais. Diante disso, esforços devem ser investidos para melhoria da assistência e diminuição de falhas do sistema, permitindo que a segurança dos doentes seja mais valorizada, uma vez que se tem um número significativo de pacientes hospitalizados, que sofrem um evento adverso no atendimento por erros dos profissionais de saúde, nos quais metade seriam evitáveis. Objetivo: Apresentar os resultados do projeto de capacitação e treinamento com a equipe de enfermagem uma assistência segura e livre de danos. Descrição das principais ações: O projeto realiza oficinas de simulação, que replicam cenários de cuidados próximo à realidade, para se analisar e refletir as ações realizadas de forma segura. Essa metodologia é uma nova possibilidade de ensino, englobando habilidades técnicas, gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico. Os enfermeiros e técnicos dos hospitais da cidade de Viçosa-MG são avaliados quanto ao conhecimento, através de testes, nos quais verificam o conhecimento prévio e o adquirido durante as atividades das oficinas, podendo assim verificar as fragilidades e potencialidades de cada profissional, permitindo trabalha-las durante a oficina e na discussão. Os profissionais participam das oficinas de simulação clínica ou expositivas dialogadas, realizando a avaliação do paciente, identificação das necessidades afetadas e estabelecendo o plano de intervenção. Após tais etapas, discutem-se as dúvidas e questionamentos acerca das ações de cuidado da enfermagem. As atividades são realizadas no laboratório do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e no auditório da unidade hospitalar. Resultados alcançados até o momento: Foram realizadas oficinas com os técnicos de enfermagem e enfermeiros, separadamente, onde se desenvolvem atividades direcionadas para as competências e habilidades de cada profissional. As temáticas tratam sobre: Oxigenação, Oximetria de pulso, Drenagem de tórax, Aspiração de vias aéreas superiores e inferiores, Cuidados com tubo orotraqueal e traqueostomia, Cateterismo gastrointestinal, Cateterismo vesical de demora e alívio, Curativos, Coberturas e Sinais vitais, para os enfermeiros e Lesões por pressão, Curativos, Sinais vitais e Registro de enfermagem para os técnicos. Conclusões: Com a execução das atividades e aplicação de métodos de avaliação, pode-se concluir que as atividades estão sendo adequadas para capacitação dos profissionais e proporcionando subsidio para melhoria das habilidades técnicas e do cuidado. Atestando além, a importância da educação continuada e que o uso da simulação realística é uma estratégia de educação eficaz, proporcionando um aperfeiçoamento da assistência de enfermagem.
Palavras-chave Enfermagem, Simulação, Educação continuada.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.