Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10541

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Livia Augusta Huss Portes
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Matheus Machado Guidini
Título A utilização do jogo “Cartas Nervosas” como facilitador do ensino de ciências em escola da rede pública de Viçosa-MG
Resumo O jogo didático vem sendo utilizado como recurso pedagógico no ensino de ciências, na educação básica. Quando aliado a uma estratégia didática adequada e um bom relacionamento entre professor e aluno é capaz de promover ludicidade em sala e favorecer a construção do conhecimento por vias não tradicionais. No contexto do presente trabalho, a construção e aplicação do jogo “Cartas Nervosas” se deu em uma escola em que já existia um vínculo forte entre os estudantes de uma turma de 8º ano e licenciandos em Ciências Biológicas, por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Localizada no centro da cidade, a instituição oferece o Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino e recebe alunos de todo o município. Destacava-se no espaço escolar, no período do trabalho, 2017, a dificuldade de manter a motivação dos estudantes em sala de aula, dada a heterogeneidade destes. Além dessa problemática, foi observada a dificuldade dos alunos com o aprendizado do conteúdo de sistema nervoso. Assim surge o objetivo do trabalho, de criar e aplicar um jogo didático com essa temática e posteriormente avaliar a efetividade deste, quanto ao favorecimento da relação com o saber, dos estudantes em questão. Intitulado “Cartas nervosas”, o jogo conta com 20 cartas e 4 placas. Para a atividade a turma foi dividida em dois grupos, por sorteio, e conheceu o objetivo e as regras do jogo. O juiz lia a carta, com questões reflexivas, em voz alta para toda turma, e cada grupo possuía um tempo limite para discutir e usar suas anotações do caderno para dar a resposta. Depois do tempo finalizado o grupo que levantasse primeiro a placa verde respondia. No caso de erro, a vez passava ao time oponente. O intuito era de possibilitar diálogo entre os grupos, que por meio da discussão e da consulta ao material, poderiam coletivamente chegar à resposta, tornando a nomenclatura familiar e o conteúdo consolidado. Após a execução, foram aplicadas questões para avaliar se o jogo favoreceu a relação dos estudantes com o conteúdo e a opinião dos alunos sobre o mesmo. 73% dos alunos gostaram da atividade, 20% não gostou e um estudante não opinou. Além disso, 93% dos educandos consideraram que o jogo “Cartas Nervosas” facilitou o aprendizado do conteúdo sistema nervoso. Verificou-se, a partir da experiência, que a utilização de um jogo reflexivo, que possibilite o trabalho em grupo entre os estudantes, em um ambiente afetivo, pode favorecer a aproximação dos estudantes aos conhecimentos científicos. Aspecto muito vantajoso no contexto escolar em questão, em que muitos dos estudantes apresentam pouco contato e aproximação com a linguagem e a cultura científica. Identificou-se também, ao longo da aplicação, algumas fragilidades do recurso a serem melhoradas para aplicações posteriores.
Palavras-chave Jogo, Educação em Ciências, Lúdico
Forma de apresentação..... Painel
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