Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10534

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Anádia Maria dos Anjos Costa
Orientador CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA
Título Questões e diálogos: uma forma de problematizar a realidade e o cotidiano escolar diante da educação inclusiva
Resumo A Educação Inclusiva sob o aspecto do ensino têm como propósito identificar e eliminar as barreiras de aprendizagem, de forma que consiga a participação de todos/as, no sentido de interagir e cooperar nas ações com um olhar sensível, ético e cidadão. Atenta às essas questões, esse trabalho teve como proposta pesquisar sobre a Educação Inclusiva na Escola Estadual Cônego José Ermelindo de Souza, em Araponga-MG. Tal instituição escolar, de acordo com a Secretária de Educação de Minas Gerais- SER-MG, é considerada uma escola do Campo, apesar de estar situada na cidade.
A pesquisa teve como proposta três intervenções nessa escola. A primeira intervenção foi um olhar refletivo, através de um vídeo, no qual retratou como as crianças, jovens e adolescentes, com deficiências são vistos pela sociedade, posteriormente, houve uma discussão do assunto. A segunda intervenção teve como objetivo retratar manifestações artísticas culturais envolvendo alunos com deficiência na escola. Foi mostrado as riquezas identitárias através de: poemas, poesias, músicas, danças, desenhos, dentre outros. A terceira intervenção foi uma exposição de fotos e materiais elaborados pelos alunos com deficiência, envolvendo a comunidade escolar. Nesse espaço houve uma análise crítica diante das normatizações dos corpos, dos estereótipos criados pela sociedade, além de uma forma de sensibilizar diante da diversidade.
Este trabalho foi uma pesquisa descritiva, participante, exploratória e de abordagem qualitativa. Foram aplicados dois questionários semiestruturados, sendo o primeiro feito antes das intervenções e o outro depois. O primeiro questionário identificou como os estudantes com deficiência se vê na escola, sua socialização com os demais alunos, se há material de apoio que contemplem suas especifidades, como é a relação com o professor regente e o professor de apoio e suas perspectivas e anseio no processo de ensino aprendizagem na escola. O segundo questionário verificou se as intervenções feitas na escola causaram efeitos positivos sob os aspectos da inclusão, sob o olhar dos estudantes com deficiência nessa instituição.
Durante o percurso da pesquisa, notamos que um conjunto de fatores deve ser agenciado coletivamente para a obtenção da inclusão na escola. Percebemos que nesta intricada rede, que envolve professores regentes, professores de apoio, coordenação, alunos e família há grandes entraves das informações referentes à inclusão. O trabalho mostrou a importância da formação de professores, materiais didáticos que contemplem a todos, e metodologias que possam respeitar as diversidades.
Palavras-chave Educação Inclusiva, Diversidade Cultural, Educação do Campo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.