Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10526

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Orientador BETHANIA DE ASSIS COSTA
Outros membros Antoniella Matos Cordeiro, Laisa Medina Silva, Priscila Daniele Ladeira, Priscilene Correia Garcia Rodrigues
Título O bebê cresce dentro e fora da barriga da mãe
Resumo O presente trabalho se refere a um projeto de ensino desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil da UFV com faixa etária de 4 à 5 anos de idade. O projeto surgiu das curiosidades das crianças sobre a gravidez de uma atendente da sala. As crianças demonstraram interesse em ver a barriga da atendente além de levantarem várias questões e hipóteses sobre o bebê na barriga, seu crescimento, sua alimentação, por onde e como nascem, além de relacionarem com suas vivências. Após pesquisas em materiais científicos e a partir das hipóteses das crianças, decidimos que o projeto seria intitulado “O Bebê cresce dentro e fora da barriga da mãe”. O trabalho foi desenvolvido no período de 02/04/2018 a 10/07/2018 com crianças na faixa etária de 4 a 5 anos de idade da sala 4 atendidas no período da tarde no LDI. Os objetivos do projeto foram: utilizar das ciências naturais para que as crianças compreendam as mudanças de cada período gestacional por meio da formulação de hipóteses, experimentação e pesquisa; estimular as crianças a fazerem descobertas, por meio de pesquisas, sobre a vida do bebê na barriga e pós parto; propiciar e ampliar os conhecimentos das crianças acerca da nutrição do bebê; possibilitar às famílias de participarem junto às crianças nas atividades em sala; identificar como as mães conseguem proteger os bebês na barriga; desenvolver atividades que contemplem os aspectos físico motor, moral, social, afetivo e cognitivo e as múltiplas linguagens. Para a elaboração e desenvolvimento do projeto a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica sobre o tema do projeto, desenvolvimento de atividades lúdicas relacionadas ao tema contemplando as múltiplas linguagens na educação infantil, registro fotográfico e escrito das atividades. Como resultados observamos que, cada dia que passava as crianças tinham uma história diferente para contar em casa do que estavam aprendendo e compartilhavam com seus familiares, mas também haviam diversas histórias que compartilhavam com todos da sala; as crianças ficaram mais atentas às mulheres grávidas para aproveitar e tirar suas dúvidas; tiveram a oportunidade de comprovar ou refutar suas hipóteses sobre a gestação; demonstraram especial interesse e ampliaram seus conhecimentos sobre o cordão umbilical e os tipos de parto. Podemos concluir que o desenvolvimento desse trabalho proporcionou às crianças e professoras da sala um período de muito conhecimento. A troca de conhecimento realizada entre as crianças, professoras e familiares foi muito importante pois os adultos se silenciaram e escutaram o que as crianças tinham a dizer. Acreditamos que o que elas dizem é muito importante, pois nos levam a compreender como elas descobrem e veem o mundo ao seu redor. Por fim, foi muito gratificante trocar tantas experiências, escutar as inúmeras perguntas, pesquisar, aprender junto e, principalmente, ouvir os relatos das famílias de como as crianças chegavam empolgadas em casa por causa do projeto.
Palavras-chave gestação, brincar, educação infantil
Forma de apresentação..... Oral
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