Resumo |
Este trabalho foi desenvolvido durante o intercâmbio realizado na Universidade de Coimbra (UC) pelo Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI Portugal Licenciatura em Ciências Biológicas: uma colaboração entre Brasil e Portugal em prol da melhoria na formação de professores de Ciências. Durante a realização da disciplina "Observação e Experimentação em Biologia" surgiu a ideia de verificar a efetivação das aulas práticas no processo de ensino e aprendizagem. É de conhecimento geral que as atividades práticas inseridas no contexto escolar tendem a proporcionar diversos benefícios no processo de aprendizagem por parte dos estudantes. Além de oferecer uma dinâmica de ensino mais ampla e diversificada, o uso de metodologias alternativas no processo de ensino pode atuar como um potencializador da aprendizagem. Desse modo, como atividade da disciplina supracitada, foi planejada uma aula prática em que fosse possível avaliar o conhecimento prévio e o posterior à realização da atividade. Apesar de complexo, o tema abordado foi a clonagem natural da célula, isto é, o processo do ciclo celular com ênfase na “Mitose”. Os objetivos desta atividade prática laboratorial foi conhecer e analisar as fases da divisão celular na mitose (prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese), assim como compreender a importância do ciclo celular. As duas aulas práticas tiveram duração média de 1h30 cada, e aconteceram no Laboratório de Biologia da Escola Secundária de D. Duarte, esta, pertencente ao agrupamento de Escolas Oeste de Coimbra, Portugal, com 32 alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, do 9º Ano de escolaridade, provenientes de duas escolas distintas do agrupamento. Os alunos foram distribuídos em quatro grupos, totalizando uma média de 8 alunos por aula prática. O instrumento utilizado para verificação do incremento ou não da aprendizagem foi a aplicação de um questionário antes (pré-teste) e após (pós-teste) a realização da aula introdutória seguida da atividade experimental. A análise dos resultados revelou uma melhora significativa na quantidade de acertos pelos alunos após a realização da atividade prática. A porcentagem de questões corretas no pré-teste foi de 38,8%, enquanto no pós-teste foi de 70,3%, representando um aumento de mais de 30%. Além disso, a análise indicou que houve uma melhora significativa no número de acertos para todos os alunos avaliados, tanto entre os que apresentavam um rendimento menor, quanto entre aqueles que apresentavam rendimento maior. Esses resultados corroboram na confirmação do impacto positivo da atividade prática no processo de ensino e aprendizagem, além de demonstrarem que a atividade prática tem um importante papel motivador e facilitador no processo educativo. |