Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10512

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cátia Úrsula Casimiro da Silva
Orientador SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Título Estudo das motivações para a aprendizagem do francês no contexto do Curso de Extensão em Língua Francesa (CELIF)
Resumo Neste painel, apresentaremos um trabalho de conclusão do curso de Secretariado Executivo Trilíngue que tem por objetivo colher dados sobre a percepção de estudantes de língua francesa em relação às motivações que os levam a estudar essa língua. O contexto de realização desta pesquisa é o Curso de Extensão em língua Francesa - CELIF, um projeto de extensão do Departamento de Letras que visa a formar novos professores de francês e a oferecer cursos de língua francesa para a comunidade interna e externa à UFV. No CELIF, os cursos são ministrados por estagiários - estudantes de licenciatura e mestrado - e, em sua maioria, os alunos são estudantes da UFV. Tendo em vista esse contexto, partimos da hipótese de que a maioria dos alunos procura os cursos de língua francesa a fim de participar de editais de intercâmbio, ter acesso a textos teóricos em língua francesa e ampliar suas oportunidades profissionais. De acordo com Cuq (2003, p. 171), as motivações para aprender uma língua estrangeira integram cognição e afeto e resultam da interação entre fatores externos - relacionados a influências da sociedade, do meio familiar, do trabalho, etc - e internos - ligados à dimensão afetiva e aos interesses próprios dos alunos, que os fazem perseverar em seus estudos apesar das dificuldades cognitivas inerentes a qualquer processo de aprendizagem. A fim de coletarmos dados sobre a motivação dos estudantes e também sobre seu perfil, concebemos um questionário, aplicado presencialmente aos alunos do CELIF. Para a criação desse questionário, reunimo-nos com os estagiários ministrantes do curso de extensão a fim de determinarmos quais informações sobre a motivação dos alunos do CELIF seriam mais interessantes para o desenvolvimento do trabalho de ensino do francês. Dessa forma, os estagiários ministrantes dos cursos do CELIF também participaram ativamente da preparação das questões. Em seguida, demos início à aplicação do questionário, que continha perguntas abertas e questões de múltipla escolha divididas em 3 partes: perfil do estudante; motivações para estudar francês; percepções sobre o processo de aprendizagem. Acreditamos que, ao mapearmos as motivações dos alunos do CELIF, relacionando-as às percepções dos próprios alunos sobre seu processo de aprendizagem, contribuiremos com a gestão do curso, bem como com a sua coordenação pedagógica. Por um lado, essas informações nos permitirão direcionar as estratégias de marketing do CELIF a seu público alvo; por outro lado, elas poderão ser usadas também como apoio à formação dos professores, visando a adaptação dos cursos às necessidades específicas dos alunos e, consequentemente, proporcionando uma maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave motivação, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, francês como língua estrangeira
Forma de apresentação..... Painel
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