Resumo |
Neste painel, apresentaremos um trabalho de conclusão do curso de Secretariado Executivo Trilíngue que tem por objetivo colher dados sobre a percepção de estudantes de língua francesa em relação às motivações que os levam a estudar essa língua. O contexto de realização desta pesquisa é o Curso de Extensão em língua Francesa - CELIF, um projeto de extensão do Departamento de Letras que visa a formar novos professores de francês e a oferecer cursos de língua francesa para a comunidade interna e externa à UFV. No CELIF, os cursos são ministrados por estagiários - estudantes de licenciatura e mestrado - e, em sua maioria, os alunos são estudantes da UFV. Tendo em vista esse contexto, partimos da hipótese de que a maioria dos alunos procura os cursos de língua francesa a fim de participar de editais de intercâmbio, ter acesso a textos teóricos em língua francesa e ampliar suas oportunidades profissionais. De acordo com Cuq (2003, p. 171), as motivações para aprender uma língua estrangeira integram cognição e afeto e resultam da interação entre fatores externos - relacionados a influências da sociedade, do meio familiar, do trabalho, etc - e internos - ligados à dimensão afetiva e aos interesses próprios dos alunos, que os fazem perseverar em seus estudos apesar das dificuldades cognitivas inerentes a qualquer processo de aprendizagem. A fim de coletarmos dados sobre a motivação dos estudantes e também sobre seu perfil, concebemos um questionário, aplicado presencialmente aos alunos do CELIF. Para a criação desse questionário, reunimo-nos com os estagiários ministrantes do curso de extensão a fim de determinarmos quais informações sobre a motivação dos alunos do CELIF seriam mais interessantes para o desenvolvimento do trabalho de ensino do francês. Dessa forma, os estagiários ministrantes dos cursos do CELIF também participaram ativamente da preparação das questões. Em seguida, demos início à aplicação do questionário, que continha perguntas abertas e questões de múltipla escolha divididas em 3 partes: perfil do estudante; motivações para estudar francês; percepções sobre o processo de aprendizagem. Acreditamos que, ao mapearmos as motivações dos alunos do CELIF, relacionando-as às percepções dos próprios alunos sobre seu processo de aprendizagem, contribuiremos com a gestão do curso, bem como com a sua coordenação pedagógica. Por um lado, essas informações nos permitirão direcionar as estratégias de marketing do CELIF a seu público alvo; por outro lado, elas poderão ser usadas também como apoio à formação dos professores, visando a adaptação dos cursos às necessidades específicas dos alunos e, consequentemente, proporcionando uma maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem. |