Resumo |
A astronomia influencia a humanidade desde os primórdios da civilização, e o faz de várias maneiras diferentes: através de estudos sobre as estações do ano visando melhores épocas para colheita de alimentos, passando pela mecânica dos astros com sua fundamental importância para a localização geográfica e até mesmo em questões filosóficas, no que diz respeito a localização do homem no universo, visto que tal assunto foi amplamente discutido com o surgimento do heliocentrismo. Observando a importância de tal ciência, fica evidente a necessidade da disseminação dos conhecimentos e desenvolvimentos dela e provocar a discussão para todos os públicos, principalmente no ensino básico. No presente trabalho apresentamos o que foi desenvolvido por esta ciência, pela realização de um minicurso de astronomia lecionado para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI. O projeto foi coordenado por dois professores do ensino médio e executado tanto por alunos de graduação da UFV quanto por estudantes do próprio colégio. Ele foi construído de modo que os alunos participem guiados apenas pela curiosidade científica e pela vontade de aprender. Dessa forma decidimos não inserir provas escritas e avaliar o aprendizado discente através de questionamentos e participação em sala. O minicurso foi divido em 4 aulas teóricas e 1 aula prática. As teóricas consistiam em explicações físicas de diversos fenômenos astronômicos e foram separadas pelos seguintes temas: a) Como se situar a partir dos astros; b) Eclipses e fases da Lua; c) Sistemas Planetários e Exoplanetas; d) Aplicativos e recursos para entender o Céu. e) Com a atividade prática, que consiste em uma observação astronômica, no campus da UFV , inicialmente a olho nu e com o auxílio de recursos com o Stelarium e Skymaps e posteriormente usando telescópios, em parceria com o Grupo de Astronomia Voyager. Espera-se que os alunos consigam relacionar os fundamentos teóricos aprendidos com a atividade prática de observação astronômica. Para finalizar os estudos está prevista uma viagem para as cidades de Belo Horizonte e Caeté, onde os alunos participantes visitarão, respectivamente, o Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG e o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFR). No primeiro semestre de 2018 foram realizadas 3 das 4 aulas teóricas. A última aula e a aula prática já acontecerão no do segundo semestre, assim como as visitas. Mesmo que o minicurso ainda não tenha sido concluido, já foi possível observar o crescimento na participação dos alunos durante as aulas, e, consequentemente, o aumento no interesse nos temas tratados. Isso se torna evidente quando observamos o aumento de participantes e o sucesso dos alunos do minicurso na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, onde eles tiveram a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos. Esperamos que esse crescente interesse permaneça até a finalização do projeto e produza ganhos de conhecimentos para todos. |