Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10507

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Paulo Henrique Fonseca Oliveira
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros EMERICH MICHEL DE SOUSA, Yago Pereira de Souza
Título Sequencia Didática Construindo Conhecimentos Complementares de Astronomia no Ensino Médio
Resumo A astronomia influencia a humanidade desde os primórdios da civilização, e o faz de várias maneiras diferentes: através de estudos sobre as estações do ano visando melhores épocas para colheita de alimentos, passando pela mecânica dos astros com sua fundamental importância para a localização geográfica e até mesmo em questões filosóficas, no que diz respeito a localização do homem no universo, visto que tal assunto foi amplamente discutido com o surgimento do heliocentrismo. Observando a importância de tal ciência, fica evidente a necessidade da disseminação dos conhecimentos e desenvolvimentos dela e provocar a discussão para todos os públicos, principalmente no ensino básico. No presente trabalho apresentamos o que foi desenvolvido por esta ciência, pela realização de um minicurso de astronomia lecionado para alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação COLUNI. O projeto foi coordenado por dois professores do ensino médio e executado tanto por alunos de graduação da UFV quanto por estudantes do próprio colégio. Ele foi construído de modo que os alunos participem guiados apenas pela curiosidade científica e pela vontade de aprender. Dessa forma decidimos não inserir provas escritas e avaliar o aprendizado discente através de questionamentos e participação em sala. O minicurso foi divido em 4 aulas teóricas e 1 aula prática. As teóricas consistiam em explicações físicas de diversos fenômenos astronômicos e foram separadas pelos seguintes temas: a) Como se situar a partir dos astros; b) Eclipses e fases da Lua; c) Sistemas Planetários e Exoplanetas; d) Aplicativos e recursos para entender o Céu. e) Com a atividade prática, que consiste em uma observação astronômica, no campus da UFV , inicialmente a olho nu e com o auxílio de recursos com o Stelarium e Skymaps e posteriormente usando telescópios, em parceria com o Grupo de Astronomia Voyager. Espera-se que os alunos consigam relacionar os fundamentos teóricos aprendidos com a atividade prática de observação astronômica. Para finalizar os estudos está prevista uma viagem para as cidades de Belo Horizonte e Caeté, onde os alunos participantes visitarão, respectivamente, o Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG e o Observatório Astronômico Frei Rosário (OAFR). No primeiro semestre de 2018 foram realizadas 3 das 4 aulas teóricas. A última aula e a aula prática já acontecerão no do segundo semestre, assim como as visitas. Mesmo que o minicurso ainda não tenha sido concluido, já foi possível observar o crescimento na participação dos alunos durante as aulas, e, consequentemente, o aumento no interesse nos temas tratados. Isso se torna evidente quando observamos o aumento de participantes e o sucesso dos alunos do minicurso na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, onde eles tiveram a oportunidade de mostrar os conhecimentos adquiridos. Esperamos que esse crescente interesse permaneça até a finalização do projeto e produza ganhos de conhecimentos para todos.
Palavras-chave Ensino de física, Ensino de Astronomia, Grupo Voyager de Astronomia.
Forma de apresentação..... Painel
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