Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10504

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Liliane de Castro Santos
Orientador CARLOS EDUARDO DE ANDRADE
Outros membros Fernanda Bazilia da Costa Lemes
Título Proteção das Nascentes: Descarte adequado das embalagens de agrotóxicos e insumos visando prevenção da contaminação de nascentes dos pequenos produtores (cafeicultores) de Ervália – MG.
Resumo A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural e científico que complementa o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e, viabiliza a função transformadora da Universidade e da Sociedade, e, é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico em sintonia com a sociedade.
Este projeto tem como objetivo preservar a qualidade da água das nascentes por meio do descarte adequado das embalagens dos agrotóxicos e dos insumos utilizados pelos pequenos produtores, Cafeicultores, de Ervália MG.
Ervália possui uma população estimada em 19.015 habitantes e, em torno de 3837 habitantes exercendo atividades agropecuárias. A cultura do Café constitui-se no produto agrícola de maior importância para o município.
A Metodologia de ação extensionista baseia-se no diálogo interativo que proporciona o desenvolvimento de atividades que visam disseminar informações aos produtores rurais e saber como eles constroem a compreensão do assunto relacionado ao correto manuseio e descarte das embalagens de insumos agropecuários e de agrotóxicos, além do impacto destes na qualidade da água na Fazenda de modo a prevenir a contaminação das nascentes locais.
O projeto tem o intuito de realizar contato direto com os produtores, por meio de visitas semanais e no decorrer das visitas realizar rodas de conversas, estimular a prática da tríplice lavagem, entender como realizar o correto descarte das embalagens de insumos, mapear pontos de coletas das embalagens, dialogar e orientar sobre as exigências de devolução das embalagens de agrotóxico nos centros de coletas conforme exigência da legislação vigente.
Como atividades praticadas até o momento foram realizadas visitas às fazendas para conhecer as propriedades e conversar com os produtores sobre o projeto. Todas os proprietários visitados aceitaram o convite para participar do projeto.
A equipe já visitou várias propriedades tendo fotografado várias lavouras em que os produtores não observaram as normas e as recomendações de descarte das embalagens, deixando-as jogadas em suas lavouras.
Palavras-chave embalagens de agrotóxicos, preservação de nascentes, meio ambiente.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.