Resumo |
A África é o terceiro continente em extensão territorial e o segundo mais populoso do mundo. O continente Africano possui uma grande diversidade geográfica, cultural, além de possuir uma grande variedade em sua fauna e flora. Para o desenvolvimento do presente projeto foram escolhidos três países africanos, os quais têm a língua portuguesa como língua oficial: Moçambique, Angola e Guiné-Bissau. O projeto “Riquezas Africanas” é um projeto de ensino, que foi desenvolvido com 16 crianças, na faixa etária entre 3,5 e 4,4 anos de idade, da sala 3 do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa, entre os meses de abril e julho de 2018. Alguns países africanos exerceram e exercem grande influência na cultura brasileira, possibilitando o trabalho de diversos temas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Assim, o trabalho do tema na educação infantil é de extrema importância, uma vez que amplia as experiências das crianças, possibilitando que elas construam conhecimentos diversificados, além de permitir seu contato com diferentes culturas. O projeto foi fundamentado numa abordagem construtivista, considerando a interação e, principalmente, a ação da criança sobre o objeto como principal forma de aprender e se desenvolver. O presente projeto teve como objetivo geral construir conhecimento sobre o continente africano, especificamente suas características históricas, culturais, geográficas e sua fauna e flora. Como objetivos específicos tivemos o de conhecer alguns países previamente selecionados: Moçambique, Angola e Guiné-Bissau; aprender, explorar e preparar alguns alimentos típicos dos países selecionados; identificar as produções artísticas de autores angolanos, moçambicanos e guineenses; possibilitar e reconhecimento e a valorização das diferenças entre as pessoas e conhecer a cultura musical dos países selecionados. Como metodologia utilizamos atividades lúdicas, contemplando as múltiplas linguagens (linguagem oral e escrita, ciências naturais e sociais, matemática, artes plásticas, musicais e dramáticas, linguagem corporal e musical), e os aspectos do desenvolvimento da criança. Durante a realização das atividades as crianças foram estimuladas a explorar, refletir, levantar hipóteses, e realizar produções artísticas e pesquisas sobre os países trabalhados. O referido projeto permitiu a construção do conhecimento pelas crianças, através de temas relevantes para o seu desenvolvimento integral, possibilitando o reconhecimento do continente africano como um grande influenciador da cultura brasileira. Assim, é possível concluir que os objetivos propostos no projeto foram alcançados. Além disso, é possível perceber a importância de se trabalhar temas atuais e diversificados na educação infantil, que possibilitem o professor, não somente o trabalho de conteúdos didáticos, mas que propiciem às crianças a possibilidade de construir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o mundo. |