Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10503

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sara Souza Bustamante
Orientador OLGA MARIA DE ARAUJO SOARES
Outros membros Jaciane Soares Machado, Laisa Medina Silva, Priscila Daniele Ladeira
Título Riquezas Africanas
Resumo A África é o terceiro continente em extensão territorial e o segundo mais populoso do mundo. O continente Africano possui uma grande diversidade geográfica, cultural, além de possuir uma grande variedade em sua fauna e flora. Para o desenvolvimento do presente projeto foram escolhidos três países africanos, os quais têm a língua portuguesa como língua oficial: Moçambique, Angola e Guiné-Bissau. O projeto “Riquezas Africanas” é um projeto de ensino, que foi desenvolvido com 16 crianças, na faixa etária entre 3,5 e 4,4 anos de idade, da sala 3 do turno da tarde do Laboratório de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Viçosa, entre os meses de abril e julho de 2018. Alguns países africanos exerceram e exercem grande influência na cultura brasileira, possibilitando o trabalho de diversos temas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças. Assim, o trabalho do tema na educação infantil é de extrema importância, uma vez que amplia as experiências das crianças, possibilitando que elas construam conhecimentos diversificados, além de permitir seu contato com diferentes culturas. O projeto foi fundamentado numa abordagem construtivista, considerando a interação e, principalmente, a ação da criança sobre o objeto como principal forma de aprender e se desenvolver. O presente projeto teve como objetivo geral construir conhecimento sobre o continente africano, especificamente suas características históricas, culturais, geográficas e sua fauna e flora. Como objetivos específicos tivemos o de conhecer alguns países previamente selecionados: Moçambique, Angola e Guiné-Bissau; aprender, explorar e preparar alguns alimentos típicos dos países selecionados; identificar as produções artísticas de autores angolanos, moçambicanos e guineenses; possibilitar e reconhecimento e a valorização das diferenças entre as pessoas e conhecer a cultura musical dos países selecionados. Como metodologia utilizamos atividades lúdicas, contemplando as múltiplas linguagens (linguagem oral e escrita, ciências naturais e sociais, matemática, artes plásticas, musicais e dramáticas, linguagem corporal e musical), e os aspectos do desenvolvimento da criança. Durante a realização das atividades as crianças foram estimuladas a explorar, refletir, levantar hipóteses, e realizar produções artísticas e pesquisas sobre os países trabalhados. O referido projeto permitiu a construção do conhecimento pelas crianças, através de temas relevantes para o seu desenvolvimento integral, possibilitando o reconhecimento do continente africano como um grande influenciador da cultura brasileira. Assim, é possível concluir que os objetivos propostos no projeto foram alcançados. Além disso, é possível perceber a importância de se trabalhar temas atuais e diversificados na educação infantil, que possibilitem o professor, não somente o trabalho de conteúdos didáticos, mas que propiciem às crianças a possibilidade de construir conhecimentos sobre si mesmas e sobre o mundo.
Palavras-chave África, educação infantil, cultura
Forma de apresentação..... Painel
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