Resumo |
Ensinar e aprender uma língua estrangeira são atividades que envolvem empenho, interesse e dedicação, tanto por parte do professor, quanto do aprendiz. Nesse processo de ensino-aprendizagem, um dos fatores importantes, que dá suporte às características acima, é a motivação que o aluno e o professor possuem em seus diferentes papeis. Na Linguística Aplicada (LA), vários trabalhos têm enfatizado a importância da motivação para o desenvolvimento do professor e do aprendiz de inglês (BUTLER, 2014; DÖRNYEI e USHIODA, 2011; GARDNER, 2001; GUIMARÃES e BORUCHOVITCH, 2014). Esses estudos sugerem, entre outros aspectos, que a motivação, ao ser um elemento essencial para o sucesso do indivíduo, é capaz de atrelar-se à sua escolha e persistência na realização de suas ações. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo abordar como se tem construído e caracterizado a motivação de estudantes e de professores de língua inglesa (LI), para aprender e para ensinar a língua, respectivamente. Essa pesquisa, em fase de realização, conta com dois grupos de participantes. O primeiro grupo constitui-se por professores de LI em formação inicial, ou seja, licenciandos do curso de Letras que já atuam no ensino de inglês. O segundo grupo é formado por aprendizes de LI, pertencentes a outros cursos. Ambos os grupos, em seus locais de ensino e aprendizagem de inglês, fazem parte do contexto da Universidade Federal de Viçosa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas durante o primeiro semestre de 2018. As entrevistas foram, com a permissão dos participantes, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas para que fossem analisadas. Como forma de análise, utilizamos os parâmetros de pesquisa qualitativa (PATTON,1990). Os resultados parciais indicam a motivação dos professores e aprendizes de LI como flutuante, a qual relaciona-se a diferentes momentos e acontecimentos durante seu processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta investigação configuram-se como importantes, uma vez que o narrar dos participantes aponta aspectos que merecem atenção nas pesquisas em LA e nos contextos de ensino-aprendizagem de inglês. |