Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ákila Júnia Arruda Arcanjo
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros Simôni Cristina Arcanjo
Título Diálogos no ensino-aprendizagem de língua inglesa: motivação de aprendizes e de professores em formação inicial
Resumo Ensinar e aprender uma língua estrangeira são atividades que envolvem empenho, interesse e dedicação, tanto por parte do professor, quanto do aprendiz. Nesse processo de ensino-aprendizagem, um dos fatores importantes, que dá suporte às características acima, é a motivação que o aluno e o professor possuem em seus diferentes papeis. Na Linguística Aplicada (LA), vários trabalhos têm enfatizado a importância da motivação para o desenvolvimento do professor e do aprendiz de inglês (BUTLER, 2014; DÖRNYEI e USHIODA, 2011; GARDNER, 2001; GUIMARÃES e BORUCHOVITCH, 2014). Esses estudos sugerem, entre outros aspectos, que a motivação, ao ser um elemento essencial para o sucesso do indivíduo, é capaz de atrelar-se à sua escolha e persistência na realização de suas ações. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo abordar como se tem construído e caracterizado a motivação de estudantes e de professores de língua inglesa (LI), para aprender e para ensinar a língua, respectivamente. Essa pesquisa, em fase de realização, conta com dois grupos de participantes. O primeiro grupo constitui-se por professores de LI em formação inicial, ou seja, licenciandos do curso de Letras que já atuam no ensino de inglês. O segundo grupo é formado por aprendizes de LI, pertencentes a outros cursos. Ambos os grupos, em seus locais de ensino e aprendizagem de inglês, fazem parte do contexto da Universidade Federal de Viçosa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas durante o primeiro semestre de 2018. As entrevistas foram, com a permissão dos participantes, gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas para que fossem analisadas. Como forma de análise, utilizamos os parâmetros de pesquisa qualitativa (PATTON,1990). Os resultados parciais indicam a motivação dos professores e aprendizes de LI como flutuante, a qual relaciona-se a diferentes momentos e acontecimentos durante seu processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta investigação configuram-se como importantes, uma vez que o narrar dos participantes aponta aspectos que merecem atenção nas pesquisas em LA e nos contextos de ensino-aprendizagem de inglês.
Palavras-chave Motivação, Ensino-aprendizagem de língua estrangeira, Língua inglesa
Forma de apresentação..... Oral
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