Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10486

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Naiara de Souza Costa Oliveira
Orientador ORLANDO PINHEIRO DA FONSECA RODRIGUES
Título Sequência didática como instrumento para a aprendizagem: uma proposta baseada em aprendizagem por investigação e situações cotidianas para o ensino de trabalho, energia e potência.
Resumo Trabalho, energia e potência são conceitos que perpassam toda a física do ensino médio, da mecânica ao eletromagnetismo. São também conceitos de uso comum na sociedade onde podem assumir significados diferentes ou muitas vezes de utilização errônea. Somado a isso, de um modo geral, após a sua introdução quando do ensino de mecânica, raramente é feita uma conexão com sua utilização em outros contextos, seja no dia-a-dia das pessoas ou quando de sua utilização em outros conteúdos. Nesse trabalho desenvolvemos sequências didáticas baseadas em situações cotidianas dos alunos e ensino por investigação com o objetivo de levar os alunos a questionamentos e reflexões sobre o tema, com o objetivo de potencializar a aprendizagem. Para isso desenvolvemos situações problemas que são utilizadas em sala de aula por meio de vídeos e experimentos, seguidos de discussões (coletivas e em grupos) dirigidas com o objetivo de se contrastar o que os alunos trazem consigo como bagagem conceitual para a sala de aula e a capacidade explicativa dessa bagagem na situação problema apresentada. A aplicação em sala de aula se dá por meio de sequências didáticas adequadas ao nível de desenvolvimento de cada estudante, que (i) permitam determinar os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagem, (ii) proponham os conteúdos de maneira significativa e funcional para os estudantes, (iii) representem desafios possíveis para o aprendiz, (iv) promovam uma atitude favorável e que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conceitos, (v) estimulem a autoestima e o autoconceito do estudante em relação às aprendizagens, para que ele perceba que seu esforço vale a pena e (vi) facilitem a aquisição de habilidades ligadas ao aprender a aprender, para que o estudante se torne cada vez mais autônomo frente aos processos de aprendizagem (ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998). Além da apresentação do material desenvolvido, nosso trabalho apresentará os resultados de um estudo de caso de aplicação do material em uma escola da Região da Zona da Mata em Minas Gerais.
Palavras-chave Aprendizagem Significativa, Sequência didática, Ensino por investigação
Forma de apresentação..... Painel
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