Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10481

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriela Ângelo Teixeira
Orientador BETHANIA DE ASSIS COSTA
Outros membros Laisa Medina Silva, Priscila Daniele Ladeira, Roseli da Silva
Título Construindo quem sou eu
Resumo O presente resumo trata-se de um projeto de ensino desenvolvido na sala 5 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), vinculado ao Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. O projeto intitulado “Construindo quem sou eu”, contemplou o desenvolvimento de atividades relacionadas às múltiplas linguagens presentes na Educação Infantil e nos aspectos físicos do desenvolvimento, possibilitando às crianças experiências que favoreçam o desenvolvimento integral e a construção de sua identidade e autonomia. A escolha do tema se justifica pelo fato de que a identidade é um processo contínuo e, quanto mais oportunidades são oferecidas às crianças para se conhecerem e construírem seu ser social e pessoal, melhor será esse processo. O projeto foi desenvolvido durante o período de março a julho de 2018, tendo como público alvo 20 crianças do LDI na faixa etária de 4 a 6 anos de idade e suas respectivas famílias. O projeto objetivou desenvolver atividades lúdicas nas quais as crianças pudessem reconhecer e valorizar sua identidade, conhecer a história e o significado do seu nome, bem como contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, ampliando seu conhecimento de mundo e desenvolvendo sua autonomia. O projeto objetivou também ampliar os conhecimentos das crianças sobre higiene, saúde e alimentação saudável, e a importância desses para o bom funcionamento do corpo humano; identificar as diferenças e semelhanças de cada família do seu grupo de convívio, além de contribuir para a construção de sua identidade e autonomia, de forma ativa e participativa. Para a elaboração e o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se como metodologia a observação das crianças, revisão bibliográfica da temática escolhida, planejamento e organização das atividades, desenvolvimento das mesmas e avaliação. Com o desenvolvimento do projeto foi possível observar que as crianças tiveram experiências significativas para a construção, de forma ativa, de sua identidade, ampliando a consciência de que cada indivíduo é um ser social, histórico e único, e que nas interações sociais sua identidade pessoal e coletiva se constrói. A partir dessa temática as crianças construíram conhecimentos a respeito do corpo e a importância do seu bom funcionamento para garantir uma vida de qualidade, construindo conhecimentos sobre higiene e saúde. Nesse sentido, podemos concluir que o projeto atendeu os principais objetivos propostos, pois possibilitou que as crianças ampliassem seu conhecimento sobre si mesmas, passando de um conhecimento centrado em seu corpo para o entendimento das demais relações que contribuem para a constituição de si como um ser social. Ressaltamos a importância de trabalhar de forma lúdica o conhecimento social na educação infantil, objetivando formar indivíduos criativos, criadores, descobridores, críticos e ativos, ou seja, seres construtores de sua identidade e autonomia.
Palavras-chave identidade, educação infantil, pedagogia de projetos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,66 segundos.