Resumo |
O presente resumo trata-se de um projeto de ensino desenvolvido na sala 5 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), vinculado ao Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. O projeto intitulado “Construindo quem sou eu”, contemplou o desenvolvimento de atividades relacionadas às múltiplas linguagens presentes na Educação Infantil e nos aspectos físicos do desenvolvimento, possibilitando às crianças experiências que favoreçam o desenvolvimento integral e a construção de sua identidade e autonomia. A escolha do tema se justifica pelo fato de que a identidade é um processo contínuo e, quanto mais oportunidades são oferecidas às crianças para se conhecerem e construírem seu ser social e pessoal, melhor será esse processo. O projeto foi desenvolvido durante o período de março a julho de 2018, tendo como público alvo 20 crianças do LDI na faixa etária de 4 a 6 anos de idade e suas respectivas famílias. O projeto objetivou desenvolver atividades lúdicas nas quais as crianças pudessem reconhecer e valorizar sua identidade, conhecer a história e o significado do seu nome, bem como contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, ampliando seu conhecimento de mundo e desenvolvendo sua autonomia. O projeto objetivou também ampliar os conhecimentos das crianças sobre higiene, saúde e alimentação saudável, e a importância desses para o bom funcionamento do corpo humano; identificar as diferenças e semelhanças de cada família do seu grupo de convívio, além de contribuir para a construção de sua identidade e autonomia, de forma ativa e participativa. Para a elaboração e o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se como metodologia a observação das crianças, revisão bibliográfica da temática escolhida, planejamento e organização das atividades, desenvolvimento das mesmas e avaliação. Com o desenvolvimento do projeto foi possível observar que as crianças tiveram experiências significativas para a construção, de forma ativa, de sua identidade, ampliando a consciência de que cada indivíduo é um ser social, histórico e único, e que nas interações sociais sua identidade pessoal e coletiva se constrói. A partir dessa temática as crianças construíram conhecimentos a respeito do corpo e a importância do seu bom funcionamento para garantir uma vida de qualidade, construindo conhecimentos sobre higiene e saúde. Nesse sentido, podemos concluir que o projeto atendeu os principais objetivos propostos, pois possibilitou que as crianças ampliassem seu conhecimento sobre si mesmas, passando de um conhecimento centrado em seu corpo para o entendimento das demais relações que contribuem para a constituição de si como um ser social. Ressaltamos a importância de trabalhar de forma lúdica o conhecimento social na educação infantil, objetivando formar indivíduos criativos, criadores, descobridores, críticos e ativos, ou seja, seres construtores de sua identidade e autonomia. |