Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 10479

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruna dos Santos Lopes
Orientador DEBORA CARNEIRO ZUIN
Título Atitudes empreendedoras de pós-graduandas na Universidade Federal de Viçosa
Resumo O conceito de empreendedorismo, segundo Baggio e Baggio (2014), pode ser traduzido como a arte de fazer acontecer com criatividade e motivação, que está no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, se desafiando a lidar com oportunidades e riscos. Em Minas Gerais, o “SIMI” (Sistema Mineiro de Inovação), promove o encontro e diálogo de ações governamentais, empresariais e acadêmicas de maneira cooperada, induzindo à inovação. Seu portal é de acesso a toda a sociedade, contendo conteúdos sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. Alguns projetos em Minas Gerais estão fomentando a liderança e empreendedorismo feminino, especialmente na academia. Um exemplo é o recém lançado projeto “DELA FAPEMIG” (Desafio de Empreendedorismo do Legado Acadêmico), uma iniciativa da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), que tem como objetivos o trabalho com as mulheres acadêmicas, almejando a mudança do cenário atual, em que o sexo masculino representa a maioria. Para Moschkovich e Almeida (2015), o número de mulheres com título de doutorado encontra-se em crescimento nas últimas décadas no Brasil, juntamente ao número de discentes do ensino superior, diferindo de demais áreas de prestígio onde, geralmente postos são ocupados por trabalhadores do sexo masculino, indicando um cenário de mudança social. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as atitudes empreendedoras de estudantes mulheres de mestrado e doutorado da UFV e seu envolvimento com ações de inovação, levantando o conhecimento das estudantes de pós-graduação sobre a temática do empreendedorismo e analisando se as estudantes estão envolvidas ou já se envolveram com ações ou programas de inovação. A metodologia utilizada para este estudo é a exploratória, de abordagem qualitativa, e a coleta de dados se faz por meio de questionário semiestruturado. O objeto de estudo nesta pesquisa são as pesquisadoras da UFV, estudantes de mestrado e doutorado nos períodos de 2015 a 2018. Este trabalho, ainda que em andamento, conclui previamente que as estudantes de mestrado e doutorado tem em sua formação acadêmica uma carência de maior conhecimento sobre a temática da inovação e empreendedorismo, o que percebe-se que a academia poderia fomentar mais atitudes empreendedoras das pesquisadoras com vistas a transformação do resultado da pesquisa em um negócio.
Palavras-chave Empreendedorismo, atitudes empreendedoras, empoderamento feminino
Forma de apresentação..... Painel
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