ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Procultura |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Ronald Queiroz Mendes |
Orientador | GUSTAVO SOARES IORIO |
Título | Arte, Cultura e Lazer: Relevando o saber popular e contribuindo para a educação no Campo |
Resumo | Iniciação à Capoeira na escola APOV Ronald Queiroz Mendes; Gustavo Soares Iorio; Tommy Flávio Cardoso Warnick Loureiro de Sousa; Ramon Guido Thomaz Marliere; Lucas Alcantara Tótola; Luisa Pereira Bittencourt; Pedro Henrique da Silva Queiroz; Vitor Ferreira Cardoso; Lucas Rafael Bigardi; Jonas Rodrigues Caetano. A iniciação à capoeira, vinculada ao projeto de extensão à cultura (PROCULTURA) do grupo Senzala Viçosa, tem parceria com a escola APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa), localizada no bairro de Nova Viçosa na cidade de Viçosa-MG. Desde 1982, a escola desenvolve trabalhos que buscam atender e beneficiar a população carente local. Além da capoeira, projetos como balé e dança de rua contribuem para a excelência em qualidade no ensino destinado aos alunos da educação infantil e fundamental I. As práticas da capoeira são realizadas em duas aulas por semana e atendem as faixas-etárias de 5 a 6 anos e de 8 a 9 anos de idade. O intuito deste projeto de extensão é promover a capoeira como arte de luta e dança a partir de brincadeiras, seguindo a metodologia e os princípios utilizados pelo grupo Senzala Viçosa. As aulas são elaboradas a partir de quatro eixos que embasam a capoeira: historicidade, cooperatividade, naturalidade e criatividade. Além disso, as atividades aplicadas as crianças, que se apresentam na fase motora fundamental, contribuem ao desenvolvimento do vocabulário motor desses alunos. Durante as aulas, são utilizadas atividades tradicionais adaptadas ao contexto da capoeira. O planejamento é realizado de forma a trabalhar as mesmas atividades para ambas as turmas, respeitando os limites e potencialidades motoras de cada turma. As atividades são executadas passo a passo de forma a trabalhar os fundamentos da capoeira de maneira lúdica. A partir de brincadeiras, são realizados aquecimentos, alongamentos e movimentos específicos, visando melhor a relação e a compreensão das atividades. Mesmo com algumas limitações, as crianças conseguiram desenvolver seus movimentos de forma positiva. E ainda, melhoraram significativamente a socialização entre os pares e com os professores. Diante dos fatos mencionados, esta experiência exercida na escola é um importante momento tanto para a formação docente, quanto para a discente. Isso porque, o professor de capoeira tem a oportunidade de conviver com a realidade escolar, e os alunos, por sua vez, por terem a oportunidade de praticar uma luta que expressa a importância histórica e cultural. |
Palavras-chave | Palavras-chave: capoeira, lúdico, escola |
Forma de apresentação..... | Painel |